Instagram/Maria Bakalova

Borat 2: Sacha Baron Cohen quer indicação ao Oscar para Maria Bakalova

Sacha Baron Cohen iniciou uma campanha para indicar Maria Bakalova ao Oscar, por sua participação em “Borat: Fita de Cinema Seguinte”.

Bakalova co-estrela a sequência de “Borat” (2006) como Tutar Sagdiyev, a filha de 15 anos do personagem-título de Baron Cohen. A atriz provou ser uma sensação na sequência da comédia, principalmente por conta uma entrevista polêmica que fez com Rudy Giuliani, ex-prefeito de Nova York, advogado e conselheiro de Donald Trump, que terminou com uma cena imprópria do político.

Pouco conhecida anteriormente, a atriz búlgara participou de um processo de seleção com centenas de candidatas e logo se destacou por conseguir acompanhar Cohen no estilo de comédia improvisada e provocativa que é marca registrada do comediante.

“Ela é uma atriz incrível”, disse Baron Cohen durante uma recente entrevista para o programa “Good Morning America”, da rede ABC. “Entrevistamos 600 mulheres jovens de todo o mundo e ela é hilária. Ela é uma das atrizes mais corajosas da história. Se ela não for indicada ao Oscar, será uma farsa”.

Baron Cohen continuou: “Ela é hilária e tem a capacidade de, ao fazer uma cena, te levar a chorar. Foi isso que, no final, valeu o papel pra ela. Quando fizemos a cena do rompimento no filme, tive que parar porque me senti ficando muito emocionado. Ela é única. Imagine vir para os EUA pela primeira vez e precisar desempenhar um papel com pessoas reais em algumas situações aterrorizantes. Ela superou tudo. Ela é uma revelação.”

A seu lado, ela completou: “Agora é você que está me fazendo chorar”.

Maria Bakalova nasceu em Burgas, na Bulgária, e é bem mais velha que sua personagem no filme. Ela completou 24 anos em junho, no meio das filmagens.

Sua estreia como atriz aconteceu em 2015 na série búlgura “Tipichno”, e dois anos depois ela apareceu em sua primeira produção internacional: um episódio da série italiana “Gomorra”.

“Borat: Fita de Cinema Seguinte” é seu quinto longa-metragem, mas o primeiro falado em inglês.

A atriz precisou ir a Londres realizar o teste para “Borat 2”, depois de responder ao anúncio de casting, e teve que vencer outras 599 candidatas para ficar com o papel.

Além de comover o intérprete de Borat num dos ensaios, o que acabou sendo decisivo para Bakalova ser escolhida foi que, numa encenação, foi tão convincente que pessoas desavisadas acreditaram que era uma jornalista de verdade.

“Quase não há personagens protagonistas para atores com minha formação ou atores que tenham sotaque estrangeiro, então estar nesta plataforma para mostrar o que posso fazer realmente significa o mundo para mim”, ela disse, sobre o filme.

Durante a entrevista para a ABC, ela aproveitou a entrevista conjunta com Sacha Baron Cohen para agradecê-lo por salvá-la da situação incômoda criada no controverso episódio com Giuliani, o advogado de Trump.

“Sempre me senti segura com meu time e com Sacha por perto. Na verdade nunca me senti em perigo. É por isso que me considero uma pessoa de sorte, porque tenho eles comigo”, explicou.

Veja a íntegra da entrevista abaixo. “Borat: Fita de Cinema Seguinte” pode ser visto na Amazon Prime Video.