Julianne Moore e Alicia Vikander vivem a feminista Gloria Steinem em trailer

O estúdio indie americano Roadside Attractions divulgou o pôster e o trailer de “As Vidas de Glória” (The Glorias), filme em que Julianne Moore (vencedora do Oscar por “Para Sempre Alice”) e […]

Divulgação/Roadside

O estúdio indie americano Roadside Attractions divulgou o pôster e o trailer de “As Vidas de Glória” (The Glorias), filme em que Julianne Moore (vencedora do Oscar por “Para Sempre Alice”) e Alicia Vikander (“Tomb Raider”) vivem a famosa jornalista e escritora feminista Gloria Steinem.

Com direção de Julie Taymor (de “Frida” e “Across the Universe”), o filme é baseado no livro de memórias homônimo de Steinem, lançado no Brasil com o título de “Minha Vida na Estrada”, que foi adaptado pela dramaturga Sarah Ruhl, duas vezes finalista do Tony (o Oscar do teatro), fazendo aqui sua estreia como roteirista de cinema.

Atualmente com 83 anos, Steinem foi uma das fundadoras da pioneira revista feminista “Ms.”, criada em 1971 – e que aparece em algumas cenas da prévia. Mas se tornou conhecida nos Estados Unidos ainda em 1969, com a publicação de um artigo-manifesto (“After Black Power, Women’s Liberation”), que tratava da luta das mulheres por igualdade de direitos.

A opção escolhida para contar essa história foi mostrar a evolução de Gloria desde a infância, adolescente, juventude e fase adulta, quando é vivida, respectivamente, por Ryan Keira Armstrong (“Anne with an E”), Lulu Wilson (“A Maldição da Residência Hill”), Alicia Vikander e Julianne Moore.

O elenco inclui ainda Janelle Monáe (“Estrelas Além do Tempo”), Lorraine Toussaint (“Orange Is the New Black”), Bette Midler (“The Politician”) e Timothy Hutton (também de “A Maldição da Residência Hill”).

Exibido no Festival de Sundance, “The Glorias” recebeu críticas positivas, mas apesar dos 73% de aprovação no Rotten Tomatoes será lançado diretamente na internet em 30 de setembro nos EUA.