Divulgação/Cannes Film Festival

Festival de Cannes vai ganhar versão especial em outubro

A organização do Festival de Cannes não desistiu de realizar um evento neste ano. Em comunicado desta segunda-feira (28/9), os responsáveis pelo festival francês informaram que farão uma edição especial entre os dias 27 e 29 de outubro. Ela será uma versão enxuta e centrada principalmente em curtas-metragens.

Um dos mais importantes eventos cinematográficos do mundo, o festival estava originalmente programado para acontecer em maio, mas sua edição anual foi cancelada devido à pandemia de coronavírus. Diante da impossibilidade de exibir os filmes, os organizadores chegaram a anunciar a lista de filmes selecionados e firmaram parcerias com outros eventos para celebrar a resistência do cinema diante da crise sanitária.

Mas a volta dos festivais, com a realização sem problemas dos eventos de Veneza, Toronto e San Sebastian, inspirou Cannes a retomar os trabalhos.

Batizado de Special Cannes, o mini-festival contará com a exibição de quatro longas e todos os curtas-metragens selecionados para a mostra competitiva deste ano. Também serão exibidas as produções universitárias da seção Cinéfondation, que tradicionalmente acontece em paralelo com o evento principal.

A competição ainda terá um júri que concederá a Palma de Ouro de curtas-metragens.

Os quatro longas que compõem a programação deste mini-festival são “Un Triomphe”, de Emmanuel Courcol e Kad Merad, “Les Deux Alfred”, de Bruno Podalydès, “True Mothers”, de Naomi Kawase, e “Beginning”, de Déa Kulumbegashvili.

“A coleção de quatro filmes da seleção oficial, a competição de curtas, a competição de filmes universitários e os encontros traduzem a alegria que nós sentimos por estarmos juntos em Cannes em outubro”, afirmou Thierry Frémaux, diretor do festival, em nota.

O evento também aproveitou para confirmar que sua edição de 2021 segue planejada para acontecer entre os dias 11 e 22 de maio.