Emmy 2020: Conheça os vencedores e recordes batidos por Schitt’s Creek e Zendaya

O Emmy 2020 consagrou “Schitt’s Creek”, “Watchmen”, “Succession” e Zendaya. Mas os aplausos vão primeiro para seus organizadores, que conseguiram contornar as limitações do distanciamento social para entregar um programa em que tudo podia dar errado, mas que transcorreu sem falhas e se mostrou capaz de entreter e inspirar com discursos edificantes, como o de Tyler Perry, homenageado pela Academia da Televisão por suas realizações.

A premiação remota, com apresentação de Jimmy Kimmel, programou textos de humor em participações especiais, mas a graça veio mesmo das comemorações divertidas dos vencedores em suas casas, como o grito de “Mãe” de Uzo Aduba após sua vitória por “Mrs. America”, a festa de Zendaya com familiares e elenco de “Euphoria”, e também o beijo de Jeremy Strong em quem lhe entregou o Emmy de Melhor Ator em Drama, por “Succession”.

Divida em blocos, a premiação teve uma primeira parte completamente dominada por “Schitt’s Creek”, que venceu todos os sete troféus que disputou nas categorias de Série de Comédia. Com elenco e equipe reunido num grande salão no Canadá, a consagração da série pareceu uma festa particular, que também serviu para marcar a despedida da atração. Encerrada em abril na rede canadense CBC e no pouco visto canal pago americano Pop – atualmente em processo de implosão planejada – , “Schitt’s Creek” finalizou sua trajetória no auge.

A atração, que no Brasil é transmitida pelo Comedy Central, apresenta um mundo em que não existe homofobia e sua visão otimista foi festejada com vários recordes na premiação. Para começar, foi a primeira série canadense a vencer o Emmy – e sete estatuetas de uma vez (na verdade, oito, considerando o prêmio de Melhor Elenco de Comédia, entregue preliminarmente no Creative Arts Emmy).

“Schitt’s Creek” também foi a primeira série a vencer todos os prêmios em disputa de seu gênero – Comédia, no caso.

E, com quatro conquistas, o ator-roteirista-produtor Dan Levy empatou o recorde de mais vitórias por um indivíduo num único Emmy, juntando-se a Moira Demos (em 2016) e Amy Sherman-Palladino (em 2018).

Depois de “Schitt’s Creek”, as produções mais premiadas foram “Watchmen” e “Succession”, com quatro troféus cada nos segmentos de Minissérie e Drama. As duas séries da HBO ajudaram o canal a, mais uma vez, consagrar-se como o mais premiado do Emmy – 11 vitórias.

Entre os demais vencedores, Zendaya também registrou um recorde, tornando-se, aos 24 anos, a mais jovem premiada com o Emmy de Melhor Atriz de Drama – por “Euphoria”. Para atingir essa marca, ela superou a vencedora do Emmy passado, Jodie Comer, de “Killing Eve”, que tinha conquistado seu troféu aos 26. “Sei que nosso programa de TV nem sempre parece um grande exemplo disso, mas há esperança nos jovens”, disse a estrela de “Euphoria” em seu agradecimento.

Já a vitória de Billy Crudup como Melhor Ator Coadjuvante em Drama, por “The Morning Show”, representou o primeiro Emmy de uma produção da plataforma Apple TV+.

Confira abaixo todos os vencedores da premiação principal do Emmy 2020 (lembrando que a lista completa inclui ainda as categorias técnicas, reconhecidas no chamado Creative Arts Emmy).

Melhor Série de Drama
“Succession”

Melhor Atriz em Série de Drama
Zendaya, “Euphoria”

Melhor Ator em Série de Drama
Jeremy Strong, “Succession”

Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Drama
Julia Garner, “Ozark”

Melhor Ator Coadjuvante em Série de Drama
Billy Crudup, “The Morning Show”

Melhor Direção em Série de Drama
Andrij Parekh, “Succession”

Melhor Roteiro em Série de Drama
Jesse Armstrong, “Succession”

Melhor Série de Comédia
“Schitt’s Creek”

Melhor Atriz em Série de Comédia
Catherine O’Hara, “Schitt’s Creek”

Melhor Ator em Série de Comédia
Eugene Levy, “Schitt’s Creek”

Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia
Annie Murphy, “Schitt’s Creek”

Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia
Daniel Levy, “Schitt’s Creek”

Melhor Direção em Série de Comédia
Andrew Cividino e Daniel Levy, “Schitt’s Creek”

Melhor Roteiro em Série de Comédia
Daniel Levy, “Schitt’s Creek”

Melhor Minissérie
“Watchmen”

Melhor Atriz de Minissérie ou Telefilme
Regina King, “Watchmen”

Melhor Ator de Minissérie ou Telefilme
Mark Ruffalo, “I Know This Much Is True”

Melhor Atriz Coadjuvante de Minissérie ou Telefilme
Uzo Aduba, “Mrs. America”

Melhor Ator Coadjuvante de Minissérie ou Telefilme
Yahya Abdul-Mateen, “Watchmen”

Melhor Direção em Minissérie ou Telefilme
Maria Schrader, “Nada Ortodoxa”

Melhor Roteiro em Minissérie ou Telefilme
Damon Lindelof e Cord Jefferson, “Watchmen”

Melhor Talk Show de Variedades
“The Late Show With Stephen Colbert”

Melhor Programa de Competição
“RuPaul’s Drag Race”