Duas semanas após o anúncio de que o Facebook vai disputar o mercado de clipes com o YouTube, a cantora Katy Perry fez o primeiro grande lançamento exclusivo do novo canal musical da rede social. Trata-se de uma novo vídeo de “Smile”.
No clipe, a cantora joga um videogame com um avatar inspirado nela mesma, mas vestida de palhaço, vencendo com amor e sorrisos as diversas etapas de um jogo de temática circense.
Do ponto de vista artístico, o vídeo segue a tendência das produções cheias de elementos coloridos que caracteriza a carreira da cantora, incluindo animação computadorizada digna de cinema nas cenas do game. Mas o vídeo não veio acompanhado de créditos para identificar a equipe responsável.
Do ponto de vista comercial, o lançamento revela a limitação da ambição do Facebook.
Quem quiser incluir o código do clipe em seu site, vai encontrar um recado na tela: “Este vídeo não pode ser incorporado porque pode apresentar conteúdo de outra pessoa”. Isto concentra as exibições num único local: o próprio Facebook. E mantém o YouTube na vantagem, porque a incorporação do código do portal do Google não só é “amigável” para o usuário como permite uma multiplicação de fontes que faz disparar as visualizações dos vídeos.
A conclusão é que, no Facebook, além do público se sentir limitado, a proibição de incorporação vai render menor contagem de views.
Para assistir ao vídeo na página do Facebook de Katy Perry, clique na imagem abaixo.