Cinemas de São Paulo não abrem antes do fim de setembro

Cinemas de São Paulo não devem abrir antes do final de setembro. Possivelmente, só no começo de outubro. A previsão foi feita pelo prefeito Bruno Covas, em entrevista desta sexta (21/8) à […]

Divulgação/SECOM-SP

Cinemas de São Paulo não devem abrir antes do final de setembro. Possivelmente, só no começo de outubro. A previsão foi feita pelo prefeito Bruno Covas, em entrevista desta sexta (21/8) à Radio Gaúcha, de Porto Alegre.

“Esperamos para o fim de setembro, começo de outubro passar para a fase quatro, quando poderemos retomar teatros, cinemas, que estão na fase quatro”, disse Covas, referindo-se ao plano gradual de reabertura das atividades econômicas na capital paulista durante a pandemia de coronavírus. A quarta etapa, também chamada de fase verde, prevê a reabertura de atividades culturais, como cinemas e teatros.

O prefeito explicou que atualmente São Paulo está na fase amarela da retomada. Ele ponderou que, até agora, a reabertura de academias, bares, restaurantes e shoppings não resultou em um aumento no número de casos de covid-19 na cidade. Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, a pandemia segue em redução no município há 10 semanas.

Covas também comentou sobre a decisão de não permitir o retorno às aulas no município em setembro. De acordo com ele, a administração municipal também trabalha com uma previsão de volta em outubro, mas a decisão será tomada pela área da Saúde.

“Só vamos volta a ter aula na cidade quando a área da Saúde autorizar. Esse é um tema que temos mais dúvidas do que certezas. Até hoje não foi dito qual a quantidade da população precisa estar imunizada para atingir imunidade de rebanho. Se fala em 30%, 60%. Vamos acompanhando, mas, se a área da Saúde disser que tudo bem, não tem motivos para não voltar”, comentou.