Sputnik: Alien russo ganha trailer tenso e atmosférico

A elogiada sci-fi russa “Sputnik” ganhou pôsteres, fotos e trailer americanos. A prévia chama atenção por combinar elementos das histórias de “Alien: O Oitavo Passageiro” (1979) e “A Forma da Água” (2017) […]

Divulgação/Art Pictures Studio

A elogiada sci-fi russa “Sputnik” ganhou pôsteres, fotos e trailer americanos. A prévia chama atenção por combinar elementos das histórias de “Alien: O Oitavo Passageiro” (1979) e “A Forma da Água” (2017) e mesmo assim parecer original.

Como os dois filmes citados, a trama é inspirada em produções de ficção científica dos anos 1950. A partir de uma premissa clássica – um astronauta volta diferente do espaço – , a prévia constrói um suspense atmosférico envolvente. O fato de se passar numa base militar da Rússia, durante o auge da Guerra Fria, ajuda a criar um clima de desconfianças e claustrofobia.

Na trama, uma cientista é forçada a trabalhar com o astronauta infectado para tentar separá-lo do parasita que se alojou em seu corpo, sem receber todas as informações sobre a situação, que são secretas. O astronauta trancafiado tampouco sabe que virou hospedeiro. Mas logicamente a criatura vai se soltar e tocar o terror na base, como já adiantam as imagens.

Primeiro longa dirigido por Egor Abramenko, “Sputnik” tem roteiro de Oleg Malovichko (da sci-fi blockbuster “Attraction”) e é estrelado por Oksana Akinshina, revelada há 18 anos no papel-título do cult sueco “Para Sempre Lilya” (2002).

O lançamento está marcada para 14 de agosto em locação digital (VOD) nos EUA.