Prefeitura autoriza retomada de filmagens nas ruas de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo autorizou, por meio da Spcine e da São Paulo Film Commission, a retomada de filmagens nos espaços públicos da cidade. As produções deverão seguir rigorosamente três protocolos […]

Instagram/sabeaquelacena

A Prefeitura de São Paulo autorizou, por meio da Spcine e da São Paulo Film Commission, a retomada de filmagens nos espaços públicos da cidade.

As produções deverão seguir rigorosamente três protocolos criados para garantir a segurança dos profissionais durante os trabalhos. São eles o Protocolo Geral de Reabertura, o Protocolo de Segurança e Saúde no Trabalho Audiovisual e o Protocolo de Filmagens e Gravações em Espaços Públicos, que podem ser acessados no site da Spcine.

Entre outras coisas, os protocolos determinam a manutenção do distanciamento social, a higienização diária dos sets e proíbe preparação de alimentos nos locais de filmagem, permitindo apenas alimentos para consumo imediato cujas embalagens tenham sido devidamente higienizadas (pratos, talheres e copos devem ser descartáveis e de uso individual).

“O setor audiovisual é maduro e acredito que vai incorporar com eficácia estes novos hábitos, tanto por profissionais e artistas quanto pelas produtoras que coordenam as ações”, disse a cineasta Laís Bodanzky, diretora-presidente da Spcine, ao jornal O Globo. “É muito importante retomar as atividades sem ansiedade, para que o setor adquira as novas práticas com propriedade. A Spcine e a São Paulo Film Commission estão otimistas quanto à retomada das filmagens com toda cautela e respeito necessários, contando com a já conhecida organização do setor”.