Atores negros conseguem número recorde de indicações no Emmy 2020

Atores negros conseguem número recorde de indicações no Emmy 2020

As indicações aos prêmios Emmy 2020 mostraram que algumas coisas mudaram, mas outras permanecem iguais para a Academia de Televisão no que diz respeito a diversidade e oportunidade, no ano em que […]

Divulgação/HBO

As indicações aos prêmios Emmy 2020 mostraram que algumas coisas mudaram, mas outras permanecem iguais para a Academia de Televisão no que diz respeito a diversidade e oportunidade, no ano em que diversos artistas se solidarizaram com a campanha antirracista Black Lives Matter (Vidas Negras Importam).

Por um lado, atores negros conquistaram o maior número de indicações já computadas na história da premiação televisiva. Ao todo, 33 intérpretes negros foram reconhecidos, mas como Maya Rudolph e Giancarlo Esposito foram indicados duas vezes, a conta chega a 34,3% do total das 102 indicações de atuação do Emmy.

O grande destaque pertence ao elenco de “Watchmen”, que emplacou cinco atores negros na disputa – além de dois brancos.

O recorde anterior era de 27,7% do total e foi atingido há dois anos.

Mas latinos e asiáticos permaneceram minoritários nas disputas de interpretação. Nenhum artista latino foi lembrado, enquanto Sandra Oh (“Killing Eve”), Dev Patel (“Modern Love”) e Ramy Youssef (“Ramy”) representaram diferentes etnias asiáticas na relação divulgada nesta terça (28/7) pela Academia.

Além disso, as categorias mais nobres da área criativa da televisão, que são redação e direção, mantiveram-se como feudo quase exclusivo de profissionais brancos. Diretores brancos representaram mais de 70% dos indicados e escritores brancos atingiram 82,5% do total. Não só isso: a maioria dos concorrentes desta categoria são homens.

Desta forma, falta muito ainda para a indústria televisiva cumprir as promessas feitas em meio à comoção causada pelas passeatas de protesto geradas pelo assassinato de George Floyd nos EUA. A luta por maior inclusão, diversidade e respeito profissional não deve acontecer apenas à frente das câmeras, mas principalmente atrás delas, onde o controle ainda permanece nas mãos de quem sempre mandou.