Ator de Demolidor denuncia chefe da Marvel por racismo

O ator Peter Shinkoda, que interpretou o vilão Nobu em duas temporadas de “Demolidor”, acusou o ex-chefe de televisão da Marvel, Jeph Loeb, de racismo. Ele diz que ele sabotou as histórias […]

Divulgação/Netflix

O ator Peter Shinkoda, que interpretou o vilão Nobu em duas temporadas de “Demolidor”, acusou o ex-chefe de televisão da Marvel, Jeph Loeb, de racismo. Ele diz que ele sabotou as histórias dos personagens asiáticos da série, citando um comentário racista do produtor no set.

“Eu não quero mais proteger ninguém. Jeph Loeb disse aos roteiristas que não deveriam escrever cenas para Nobu e Gao [Wai Ching Ho], e isso foi reiterado muitas vezes para os roteiristas e showrunners. O que ele disse foi que ‘ninguém dava a mínima’ para personagens chineses e asiáticos”, revelou o ator, durante uma live da campanha #SaveDaredevil (Salvem Demolidor) neste domingo (26/7).

Shinkoda contou que Loeb costumava citar a trilogia “Blade”, da Marvel, dizendo que o protagonista “matava 200 asiáticos por filme e ninguém ligava”.

“Originalmente, Nobu teria uma ótima história explorando o seu passado, mas isso foi jogado fora. Alguns roteiristas disseram para mim que se arrependem de ter feito o que ele mandou, porque estavam animados com o que tinham planejado”, acrescentado.

Jeph Loeb perdeu seu poder e foi afastado da Marvel por motivos obscuros, mas que, até então, pareciam ter relação com política interna e o desempenho de suas séries.

A divisão que o executivo comandava, Marvel Television (responsável pela produção de “Demolidor”), foi fechada em meio a uma reação em cadeia, envolvendo o cancelamento de todas as suas séries – menos uma que já estava sendo produzida, “Helstrom” – e suas funções foram absorvidas por Kevin Feige, o chefão do Marvel Studios. A começar pelos vindouros lançamentos da Disney+ (Disney Plus), as novas séries da Marvel serão produzidas por Feige e realizadas pelo Marvel Studios.

O vídeo com a denúncia pode ser visto abaixo. As frases mais polêmicas podem ser ouvidas a partir do 10º minuto.