Showrunner de Grey’s Anatomy revela crimes da adolescência e diz que nunca foi presa porque é branca

A roteirista e produtora Krista Vernoff, showrunner de “Grey’s Anatomy”, usou sua juventude rebelde e problemática como exemplo de “privilégio branco”, ao revelar os crimes que cometeu na adolescência, dos quais se […]

A roteirista e produtora Krista Vernoff, showrunner de “Grey’s Anatomy”, usou sua juventude rebelde e problemática como exemplo de “privilégio branco”, ao revelar os crimes que cometeu na adolescência, dos quais se livrou impunemente, enquanto pessoas negras, se estivessem na mesma situação, poderiam ter sido mortas pela polícia.

Publicado numa série de postagens no Twitter, o depoimento foi motivado por novo assassinato de homem negro por policiais brancos nos EUA. Rayshard Brooks tomou dois tiros nas costas no fim de semana por estar bêbado, após quase um mês de protestos contra o racismo estrutural no país, deflagrados pela morte de George Floyd pela polícia americana em 25 de maio.

Vernoff começou contando que, aos 15 anos, “foi perseguida em um shopping pela polícia, que gritava ‘pare, ladra!’. Eu tinha milhares de dólares em mercadorias roubadas. Fui pega, registrada e condenado a 6 meses em liberdade condicional, obrigada a ver um oficial de liberdade condicional semanalmente”. Mas não foi presa. “Eu nunca fui nem sequer algemada”.

Dois anos depois, ela relata que foi “abordada por dirigir bêbada. Quando o policial me pediu para soprar no bafômetro, eu fingi ter asma e insisti que não podia soprar o suficiente para permitir o teste. O policial riu e então pediu aos meus amigos para que soprassem. Quando um deles ficou sóbrio o suficiente para dirigir, ele me deixou ir para o banco do passageiro do meu carro e ir para casa com apenas uma advertência verbal”.

Além de atacar uma garota quando bêbada, usando um galão d’água para atingir sua cabeça, Vernoff socou um homem na frente de um policial. O sujeito foi ao chão, sangrando e gritando que queria que ela fosse presa. O policial riu.

Ela ainda contou que, entre 11 e 22 anos, foi perseguida e advertida por polícias por beber ou usar drogas em propriedades particulares e públicas, tudo isso sem obter qualquer antecedente criminal.

Por fim, Vernoff questionou as pessoas sobre o que houve com Rayshard Brooks, assassinado por estar bêbado e tentar fugir da polícia, duas coisas que ela fez diante de policiais.

“Se eu tivesse levado um tiro nas costas da polícia após o incidente de furto em lojas – no qual eu conscientemente, voluntariamente e sobriamente e em plena luz do dia CORRI DE POLICIAIS – você diria que eu mereceria? Estou pedindo às pessoas brancas que estão lendo isso para pensarem nos crimes que cometeram. (Nota: você não os chama de crimes. Você e seus pais os chamam de erros.) Pense em todos os erros que você cometeu e que no fato de ter recebido permissão para sobreviver.”

“O sistema que me permite viver e assassina Rayshard Brooks é um sistema quebrado que deve mudar. Pare de defendê-lo. Exija a mudança.”

Com mais de 85 mil retuítes, o testemunho de Vernoff foi elogiado inclusive por Ava Duvernay, diretora de filmes como “Selma” (2014) e da série da Netflix “Olhos Que Condenam”. Segundo ela, essa foi uma das melhores threads sobre a criminalização da população negra que leu nos últimos tempos.