Revelação: Documentário com trans famosos ganha trailer legendado

A Netflix divulgou o pôster e o trailer legendado do documentário “Revelação” (Disclosure), um retrato inédito e esclarecedor sobre a representação de pessoas trans no cinema e na TV, mostrando como Hollywood […]

A Netflix divulgou o pôster e o trailer legendado do documentário “Revelação” (Disclosure), um retrato inédito e esclarecedor sobre a representação de pessoas trans no cinema e na TV, mostrando como Hollywood ao mesmo tempo reflete e cria ansiedades profundas relacionadas à questão de gênero.

No longa, ativistas e artistas trans importantes, como Laverne Cox (“Orange Is the New Black”), Lilly Wachowski (“Matrix”), Yance Ford (“Strong Island”), MJ Rodriguez (“Pose”), Jamie Clayton (“Sense8”) e Chaz Bono (“American Horror Story”) explicam suas reações e resistências a algumas das cenas mais amadas de Hollywood.

Abordando desde filmes do cinema mudo, como “A Florida Enchantment” (1914), até clássicos do fim do século passado, como “Um Dia de Cão” (1975) “Traídos pelo Desejo” (1992) e “Meninos Não Choram” (1999), passando pelas séries modernas, como “The L Word” e “Pose”, o documentário registra uma história que é complexa, às vezes divertida, mas ainda em plena evolução.

O resultado é um choque fascinante entre a representação nas telas, as crenças da sociedade e a realidade das pessoas trans. Analisando cenas e personagens famosos sob uma nova perspectiva, o diretor Sam Feder (“Boy I Am”) convida o espectador a repensar conceitos e mostra que as imagens que mexeram com a imaginação do público podem gerar novos sentimentos.

O objetivo dos envolvidos em “Revelação” é mudar a forma como o público vê e entende as pessoas trans.

“Revelação” teve première no Festival de Sundance, no começo do ano, e estreia em streaming na sexta-feira (19/6).