Filmes Esportivos baseados em Fatos Reais

O esporte e o cinema são duas das formas de entretenimento mais queridas. E quando eles se juntam, trazem momentos de emoção e lições de vida que podem ser utilizadas em várias áreas de nossas vidas. É por isso que muitos buscam esse gênero que é um dos preferidos e que traz grandes histórias que podem ser de superação ou perdas. E aqui trouxemos uma lista de dramas esportivos baseados em fatos reais. Prepare a pipoca e acompanhe conosco:

Um Sonho Possível (The Blind Side, 2009)

“Um Sonho Possível” não poderia ter um título nacional mais adequado. O filme conta a história de superação do jogador de futebol americano Michael Oher, interpretado por Quinton Aaron. Com uma mãe viciada, Michael vivia nas ruas e passava por grandes dificuldades. Uma noite, ele foi avistado por Leigh Anne Tuouhy, mãe de uma de suas colegas de classe. Comovida, ela o acolhe e inicia uma mudança na vida do rapaz, que com o tempo passou a jogar na liga Universitária e chegou até a NFL. Bastante rentável, esse filme rendeu a Sandra Bullock (“Oito Mulheres e um Segredo”) o Oscar de Melhor Atriz do ano.

O Homem que Mudou o Jogo (Moneyball, 2011)

blank

Estrelado por Brad Pitt, “O Homem que mudou o Jogo” traz um recorte na vida de Billy Beane, gerente geral do time de beisebol Oakland Athletics e que utilizou o moneyball (baseado na ciência de dados) para ajudar sua equipe. Beane tinha um orçamento apertado, principalmente depois de várias derrotas e perdas de jogadores importantes. Com isso, ele decide recrutar jogadores que sejam mais baratos, mas que tenham grande potencial. Fazendo isso através de análises estatísticas, ele consegue um time bem rentável e que se tornou um dos mais importantes. Além de Pitt, o filme traz no elenco nomes importantes como Philip Seymour Hoffman (vencedor do Oscar por “Capote”) e Jonah Hill.

Bem Vindo ao Jogo (Lucky You, 2007)

blank

Nem todo o esporte exige prática física, como o poker e o xadrez. Estes demandam apenas esforço mental, e por isso são chamados de esportes da mente. “Bem Vindo ao Jogo” faz parte daqueles filmes de poker que todo jogador deveria assistir, e os motivos não são poucos. Primeiramente, ele gira em torno de um dos torneios mais famosos do mundo. E embora se passe de maneira fictícia, traz alguns eventos que se baseiam em fatos reais, como o que ocorreu em 2003 durante o Evento Principal em Las Vegas. Na ocasião, 829 jogadores disputavam o prêmio e um novato conseguiu derrotar um veterano profissional. No filme, a cena é revivida através do personagem Jason Keyes (Evan Jones).

Arremesso de Ouro (Million Dollar Arm, 2014)

blank

O agente esportivo J.B. Bernstein estava falindo quando resolveu ir para Índia para recrutar jovens que se tornariam os novos ídolos do beisebol. Para isso, criou um reality show que acabou chamando a atenção de mais de 38 jovens que se inscreveram na época. Produzido pela Disney, o filme traz alguns clichês de filmes de Hollywood e se destaca pela boa interpretação de Jon Hamm, Suraj Sharma e Madhur Mitall. A título de curiosidade, no reality original o vencedor ganhou a oportunidade de fazer um teste na Liga principal de Beisebol e um prêmio de 100 mil dólares.

Rush, no limite da emoção (Rush, 2013)

blank

Os fãs da Fórmula 1 podem recordar um dos campeonatos mais acirrados da história, aquele que trouxe como personagens principais Niki Lauda e James Hunt ao maior duelo da história do campeonato. Interpretados nas telas por Daniel Brühl e James Hunt respectivamente, Rush intercala momentos de emoção e também de extrema rivalidade entre os pilotos. Aclamado pelo público, No Limite da Razão teve várias cenas rodadas em locações reais e também utilizou réplicas dos carros originais. Os atores principais também se prepararam bastante antes de incorporar dois ídolos da Fórmula 1, e Daniel Brühl (conhecido por sua seriedade em encarar seus papéis) chegou a ter aulas de corridas para entender melhor como funcionavam os carros.

Heleno (2011)

blank

E é claro que nossa lista não estaria completa se não trouxéssemos um filme sobre futebol, uma grande paixão dos brasileiros. Um dos mais recentes, Heleno retrata a vida de Heleno de Freitas, o primeiro galã do futebol brasileiro. Com uma boa formação (ele era advogado), o jogador brilhava nos campos defendendo o do Botafogo de Futebol e Regatas e fazia muito sucesso também entre as mulheres. Boêmio, o artilheiro da Copa América de 1945 começou a viver um drama pessoal que traria consequências terríveis e o levaria a viver seus últimos dias em um sanatório. Rodrigo Santoro está em excelente forma nesta que é uma de suas melhores interpretações ao lado de “Abril Despedaçado” (2001) e “Bicho de Sete Cabeças” (2000). Além disso, vale destacar a excelente fotografia em preto e branco que traz um ar de melancolia sob os dias de glória de Heleno. Dirigido por José Henrique Fonseca, o filme foi baseado em “Nunca houve um homem como Heleno”, livro escrito por Marcos Eduardo Novaes.