Sean Penn e Arnold Schwarzenegger lideram esforços contra pandemia na Califórnia

Astros famosos de Hollywood, como Sean Penn e Arnold Schwarzenegger, arregaçaram as mangas para trabalhar junto do governado da California e da prefeitura de Los Angeles num esforço para conter a pandemia […]

Divulgação/CORE

Astros famosos de Hollywood, como Sean Penn e Arnold Schwarzenegger, arregaçaram as mangas para trabalhar junto do governado da California e da prefeitura de Los Angeles num esforço para conter a pandemia do novo coronavírus no estado americano.

Penn disponibilizou sua ONG de enfrentamento de desastres, a Community Organized Relief Effort (CORE), para treinar voluntários e aplicar testes gratuitos de covid-19 em drive-thrus de Los Angeles, facilitando o acesso da população aos exames.

“Nos já tínhamos a infraestrutura e, quando entramos em ação, tivemos uma resposta governamental altamente efetiva”, disse Penn à CNN, elogiando o prefeito Eric Garcetti e o governador Gavin Newsom pela parceria. “O teste é um componente essencial e complementa o que os heróis dos hospitais estão fazendo”, acrescentou.

O ator e sua organização também participaram dos esforços coletivos de ajuda após os impactos do terremoto do Haiti e de alguns furacões nos Estados Unidos, adquirindo expertise em soluções comunitárias contra crises.

Já Schwarzenegger vai aproveitar sua experiência administrativa como ex-governador da Califórnia para integrar um conselho estadual voltado à superação econômica da crise. Além dele, também participam dessa iniciativa o diretor executivo da Disney, Bob Iger, e o CEO da Apple, Tim Cook, entre outros ex-governadores, líderes do mercado e profissionais da saúde.

Newsom anunciou a força-tarefa “dos melhores e mais brilhantes líderes” do estado nesta sexta (17/4), dizendo que ela se concentrará em definir “uma forma segura para se iniciar um roteiro de recuperação – baseado na saúde, baseado em dados, baseado na ciência” para retomar a economia da Califórnia.