Scooby! O Filme troca cinema por lançamento digital

A Warner desistiu de lançar nos cinemas o longa animado “Scooby! O Filme” (Scoob!, em inglês). Produzido como primeiro longa animado cinematográfico da franquia do Scooby-Doo, o filme agora vai seguir o […]

Divulgação/Warner

A Warner desistiu de lançar nos cinemas o longa animado “Scooby! O Filme” (Scoob!, em inglês). Produzido como primeiro longa animado cinematográfico da franquia do Scooby-Doo, o filme agora vai seguir o destino de outras animações baseadas na série clássica com um lançamento direto em serviços VOD, de locação digital.

O estúdio anunciou nesta terça-feira (21/4) que “Scooby!” estará disponível para aluguel e compra digital em 15 de maio nos EUA, por US$ 19,99 e US$ 24,99, respectivamente. O período de locação é de 48 horas.

“Enquanto permanecemos ansiosos para poder mostrar nossos filmes novamente nos cinemas, estamos navegando em tempos novos e sem precedentes, que exigem pensamento criativo e adaptabilidade na forma como distribuímos nosso conteúdo”, disse Ann Sarnoff, presidente da Warner Bros., em um comunicado. “Sabemos que os fãs estão ansiosos para ver ‘Scooby!’ e estamos muito satisfeitos por oferecer este filme reconfortante para as famílias curtirem enquanto estão em casa.”

Sarnoff não mencionou nenhum plano para o filme no serviço de streaming HBO Max, que deve ser lançado em 27 de maio.

A data de lançamento em VOD será a mesma que estava reservada para os cinemas. No Brasil, a estreia aconteceria um dia antes, em 14 de maio, mas ainda não há previsão para a disponibilização do filme por aqui.

Apesar de não se tornar, como previsto, a primeira animação de Scooby-Doo nos cinemas, a obra traz algumas novidades em relação às adaptações anteriores, a começar pelo uso da computação gráfica. Graças à tecnologia, os personagens ganham uma aparência diferente dos desenhos tradicionais, mas que não chega a ser radical, já que os traços originais foram preservados.

Outra novidade é que o longa também vai revelar a origem da turma animada, desde o primeiro encontro de Scooby e Salsicha, ainda crianças, demonstrando que a amizade do grupo é bastante antiga. Além disso, a nova aventura envolve vários personagens clássicos das animações da Hanna-Barbera. Há desde o encontro entre Scooby e o Bionicão, do Falcão Azul, até a aparição do vilão mais famoso do estúdio: Dick Vigarista, da “Corrida Maluca”.

Em sua dublagem original, o filme traz astros famosos como as vozes do desenho. Zac Efron (“Vizinhos”) dubla Fred, Amanda Seyfried (“Mamma Mia!”) faz Daphne, Will Forte (“O Último Cara na Terra”) interpreta Salsicha e Gina Rodriguez (“Jane the Virgin”) dá voz a Velma. Já Scooby continuará a ter a voz do veterano Frank Welker. Ele foi o primeiro dublador de Fred, em 1969, mas desde 2002 assumiu a voz do cachorrão falante nas séries e DVDs animados da franquia.

Como a trama vai mostrar a versão mirim dos personagens, eles terão um segundo time de dubladores com vozes de crianças conhecidas, como Iain Armitage (“Young Sheldon”) como o Salsicha criança, Mckenna Grace (“Annabelle 3: De Volta para Casa”) como a pequena Daphne, Pierce Gagnon (“Twin Peaks: O Retorno”) dando voz ao jovem Fred e Ariana Greenblatt (“A Irmã do Meio”) como a Velma mirim.

Os outros personagens do estúdio Hanna-Barbera também tem vozes estreladas: Mark Wahlberg (“Pai em Dose Dupla”) dubla o Falcão Azul, Ken Jeong (“Se Beber, Não Case”) faz o Bionicão e Jason Issacs (“Star Trek: Discovery”) dá voz ao vilão Dick Vigarista. Além deles, o elenco ainda inclui Tracy Morgan (“30 Rock”) como o Capitão Caverna e Kiersey Clemons (“A Dama e o Vagabundo”) como sua parcerinha Dee Dee.

O roteiro é de de Matt Lieberman (“Dr. Dolittle 4”) e a direção é assinada por Tony Cervone (“Space Jam – O Jogo do Século”), que já trabalhou na franquia – produziu a série “Scooby-Doo! Mistério, S/A” (2010-2013) e comandou o recente vídeo animado “Scooby-Doo e Kiss: O Mistério do Rock and Roll” (2015).

Com o anúncio da Warner, “Scooby! O Filme” se torna o terceiro filme a trocar o lançamento nos cinemas por uma estreia online, devido à pandemia do novo coronavírus. Antes dele, “Trolls 2”, da Universal, e “Artemis Fowl: O Mundo Secreto”, da Disney, também optaram pela solução digital – o primeiro até já saiu em VOD, batendo recordes nos EUA, enquanto o segundo será disponibilizado em 12 de junho na Disney+ (Disney Plus).

Veja abaixo o trailer oficial do filme do Scooby-Doo em duas versões – original e dublada em português.