Festival SXSW vai ganhar versão virtual na plataforma de streaming da Amazon

O Festival SXSW (South by Southwest) vai virar evento virtual. Cancelado devido à pandemia de coronavírus, o evento de 2020 vai apresentar os filmes de sua programação original na plataforma de streaming […]

O Festival SXSW (South by Southwest) vai virar evento virtual. Cancelado devido à pandemia de coronavírus, o evento de 2020 vai apresentar os filmes de sua programação original na plataforma de streaming da Amazon.

Os organizadores do festival texano anunciaram a parceria nesta quinta (2/4), com o lançamento do projeto “Prime Video presents the SXSW 2020 Film Festival Collection”.

Os cineastas que participarem receberão uma quantia em dinheiro – o valor não foi revelado – e a expectativa é que os longas fiquem disponíveis até o fim de abril.

“Estamos honrados em promover espaço para os cineastas do SXSW dividirem seus trabalhos e paixões com o público pela primeira vez”, afirmou Jennifer Salke, chefe da Amazon Studios, em comunicado.

O SXSW aconteceria em março, mas precisou ser cancelado devido à pandemia de covid-19.

“Desde que o evento foi cancelado pela cidade de Austin, nós estamos focados em uma forma de como ajudar os cineastas que estavam inscritos”, disse a diretora do evento cinematográfico do SXSW, Janet Pierson. “Ficamos maravilhados quando a Amazon Prime Vídeo se ofereceu para transmitir o festival online.”

Entre outros filmes, o festival deveria apresentar a première mundial do brasileiro “Medida Provisória”, primeiro longa dirigido por Lázaro Ramos. A programação ainda incluía “The King of Staten Island”, de Judd Apatow (“Ligeiramente Grávidos”), que não filmava há cinco anos, além de novos lançamentos dos cineastas Michael Showalter, Frank Oz, Kevin Willmott, Amy Seimetz e longas dirigidos pelos atores Alex Winter e John Leguizamo.

Além da mostra cinematográfica, o SXSW também realizava simultaneamente eventos de tecnologia, séries e até um festival de rock, que ficaram inviabilizados com a suspensão do evento na cidade de Austin.