Kleber Mendonça Filho disponibiliza seu primeiro longa-metragem de graça na internet

O diretor Kleber Mendonça Filho (“Bacurau”) resolveu disponibilizar gratuitamente seu primeiro longa, “Crítico” (2008), na plataforma de vídeos Vimeo. Ele fez o anúncio pelo Twitter, incluindo ainda um trailer da produção. Tecnicamente, […]

O diretor Kleber Mendonça Filho (“Bacurau”) resolveu disponibilizar gratuitamente seu primeiro longa, “Crítico” (2008), na plataforma de vídeos Vimeo.

Ele fez o anúncio pelo Twitter, incluindo ainda um trailer da produção.

Tecnicamente, “Crítico” (2008) não é o primeiro filme do diretor, que começou sua carreira em 1997, dirigindo curta-metragens. “Crítico” foi seu primeiro longa-metragem, mas não é uma obra de ficção. Trata-se de um documentário, realizado ao longo de nove anos, que reúne depoimentos de 70 críticos e cineastas sobre o cinema.

Mendonça Filho ainda comentou as condições em que seu o filme foi lançado. “‘Crítico’ só poderia ter sido feito num momento do país onde filmes eram considerados trabalho e colaboração real com a cultura. Fomos pagos mínima e dignamente”.

“Esse filme tem momento que eu registrei no Copacabana Palace onde colega jornalista fala com Samuel L. Jackson achando que era Laurence Fishburne. Jackson olha pra mim e diz “Tá vendo? Isso sempre acontece!”, completou.

A obra foi um passo importante na carreira do diretor, que fez seu primeiro longa de ficção, “O Som ao Redor”, em 2012, e com apenas mais dois filmes – “Aquarius” e “Bacurau” – tornou-se um dos cineastas brasileiros de maior reconhecimento internacional.