A organização do Festival de Cannes informou que o evento deste ano não será realizado na data prevista, de 12 a 23 de maio, como precaução contra a pandemia de coronavírus.
Esta é a primeira vez que o festival é adiado desde 1950. Na segunda metade do século 20, o evento foi realizado mesmo durante o célebre maio de 1968, quando os estudantes tomaram as ruas de Paris em protestos generalizados contra o governo francês.
Segundo a organização, atualmente está em discussão uma proposta de realizar o festival entre o final de junho e começo de julho, mas ainda não há uma nova data oficial.
“Várias possibilidades estão sendo estudadas para manter a cerimônia, entre elas um simples adiamento para entre o fim de junho e o começo de julho”, diz o comunicado divulgado pela organização.
“Assim que o desenvolvimento da situação sanitária francesa e internacional nos permitir avaliar a possibilidade real, daremos nossa decisão, de acordo com nossa consulta contínua ao governo francês e à prefeitura de Cannes”, completa o texto.
Cannes é o mais recente de uma série de eventos que foram adiados em todo o mundo por causa da proliferação da covid-19.
Mas os organizadores relutaram muito a tomar essa decisão. O adiamento só aconteceu após o presidente da França, Emmanuel Macron, colocar o país inteiro em quarentena, obrigando bloqueio total de suas fronteiras por pelo menos duas semanas. Na Europa, a França é o terceiro país mais impactado pela pandemia — atrás da Itália e da Espanha.
Due to the health crisis and the development of the French and international situation, the Festival de Cannes will no longer be able to take place on the dates planned, from May 12 to 23. More info #Cannes2020 👉 https://t.co/peLmfw0gQW pic.twitter.com/SVWPasvU23
— Festival de Cannes (@Festival_Cannes) March 19, 2020