Antonio Banderas entra no elenco de Uncharted, que finalmente vai sair do papel

Agora vai. Após inúmeros adiamentos e sete diretores diferentes, a adaptação do game “Uncharted” finalmente começou a contratar seu elenco coadjuvante. Os primeiros nomes a se juntar oficialmente a Tom Holland, contratado […]

Agora vai. Após inúmeros adiamentos e sete diretores diferentes, a adaptação do game “Uncharted” finalmente começou a contratar seu elenco coadjuvante.

Os primeiros nomes a se juntar oficialmente a Tom Holland, contratado há três anos (!), e Mark Wahlberg, que começou a negociar há cerca de sete anos (!), incluem um ator indicado ao Oscar 2020: o espanhol Antonio Banderas (“Dor e Glória”).

Além dele, Sophia Ali (de “Grey’s Anatomy”) e Tati Gabrielle (de “O Mundo Sombrio de Sabrina”) também foram confirmadas na produção. Por sinal, Gabrielle terá o principal papel feminino, que, entretanto, não foi revelado.

Apenas Tom Holland e Mark Wahlberg tiveram seus personagens confirmados. Holland viverá o aventureiro Nathan Drake, protagonista da franquia de games, e Wahlberg, que inicialmente estava cotado para este papel, interpretará o mentor do personagem, Victor “Sully” Sullivan.

O filme contará uma história de origem de Nathan Drake, algo nunca apresentado nos games. A abordagem foi consequência da contratação de Holland para o papel principal. Ele é muito mais jovem que o personagem nos jogos. A escalação do ator, por sinal, foi um dos motivos para o filme ter perdido seu último (agora penúltimo) diretor.

Para ter noção de como o projeto é tumultuado, o filme de “Uncharted” se arrasta desde 2010. O último diretor a desistir de tirá-lo do papel, Travis Knight (“Bumblebee”), não aguentou a indefinição sobre o cronograma de filmagens, que mudou várias vezes, e, após o filme ter seu lançamento adiado pela enésima vez, decidiu fazer outro longa, em vez de ficar em compasso de espera.

A razão do novo adiamento teria sido a determinação da Sony de priorizar outro projeto com o ator Tom Holland. Apesar da programação prévia, a Sony decidiu filmar primeiro o próximo “Homem-Aranha”, que estreia em julho de 2021.

Travis Knight substituía Dan Trachtenberg (“Rua Cloverfield, 10”), que desistiu da produção em agosto passado. Trachtenberg, por sua vez, tinha substituído Shawn Levy (“Uma Noite no Museu”), que deixara o projeto em dezembro de 2018 devido… aos mesmos conflitos de agenda. Antes dele, a adaptação ainda esteve a cargo de David O. Russell (“Trapaça”), Neil Burger (“Divergente”) e Seth Gordon (“Baywatch”), demonstrando como a Sony considerou uma variedade ampla de estilos.

Este ecletismo se deve à indefinição em relação à própria história do filme.

A primeira versão do roteiro foi escrita por Thomas Dean Donnelly e Joshua Oppenheimer (dupla dos péssimos “Dylan Dog e as Criaturas da Noite” e “Conan, o Bárbaro”) logo que o projeto foi anunciado, e jogada no lixo assim que se provou exatamente o que se podia esperar. Em seguida, a Sony encomendou novo texto ao casal Marianne e Cormac Wibberley (“A Lenda do Tesouro Perdido”), que decidiu se focar numa suposta família do protagonista. A ideia também foi descartada após “mudança de direção criativa” – a saída do diretor David O’Russell, que queria escalar Mark Wahlberg no papel principal, Scarlett Johansson como sua irmã e Robert De Niro como o pai da dupla.

Fãs do game não gostaram da ideia da “família Uncharted” e isto levou à criação de nova história por Mark Boal (“Operação Fronteira”). Nesta versão, o protagonista estaria em busca da cidade de El Dorado, mas para chegar lá precisaria competir com mercenários e criaturas mutantes que defenderiam o local.

Não rolou. E outro roteiro foi escrito pelo cineasta Joe Carnahan (“A Perseguição”).

Entregue há três anos, o roteiro “definitivo” também precisou ser refeito após o presidente da Sony Tom Rothman ter a inspiração de contratar Tom Holland para viver o papel principal, encantado com o sucesso de “Homem-Aranha: De Volta ao Lar”.

As mudanças foram radicais, porque o personagem descrito por Carnahan era um adulto veterano. De fato, fãs do jogo clássico do PlayStation podem ter dificuldades para entender a escalação, já que o protagonista é um arqueólogo de cerca de 30 anos e Holland ainda passa por estudante colegial nos filmes da Marvel.

Houve até quem acreditasse que o plano do estúdio era adiar o filme indefinidamente, até Holland atingir a idade certa.

Para quem não conhece, o game acompanha as aventuras do arqueólogo Nathan Drake, que segue as pistas do seu antepassado Sir Francis Drake numa caça a relíquias místicas ao redor do mundo.

Com Holland a bordo, a Sony desistiu de adaptar os jogos já lançados da franquia. Em vez disso, pretende fazer um prólogo, centrado na juventude do protagonista. Na história, Drake seria um jovem ladrão e teria seu primeiro encontro com o caçador de tesouros Victor Sullivan, que se torna seu mentor.

O roteiro dessa versão foi escrito por Jonathan Rosenberg e Mark Walker, uma dupla que nem sequer tem currículo de roteiristas. Mas não tem problema. Já foi pro lixo.

A dupla Art Marcum e Matt Holloway (de “Homem de Ferro” e “MIB: Homens de Preto – Internacional”) juntou-se a Rafe Judkins (da série “Agents of SHIELD”) para assinar o novo roteiro “final”, quando Travis Knight foi contratado.

O atual diretor é Ruben Fleischer (de “Venom” e “Zumbilândia”), que pela primeira vez vai manter o roteiro entregue.

Vale lembrar que todo esse trabalho citado de pré-produção foi pago. Todos os roteiros descartados custaram dinheiro, assim como os contratos de reserva de mercado com os diretores. Esta despesa faz parte do orçamento final da produção, que, a esta altura, já torna “Uncharted” um dos filmes mais caros jamais feitos.

A maior ironia é que, com uma década de pré-produção, “Uncharted” terá que realizar suas filmagens de forma rápida para cumprir sua previsão de estreia, finalmente anunciada pela Sony.

O filme deve chegar aos cinemas em março de 2021.