The French Dispatch: Novo filme de Wes Anderson ganha primeiro trailer com muitos astros e estilo

A Searchlight Pictures já começou sua campanha para o Oscar 2021. Isto é, lançou o pôster e o primeiro trailer de “The French Dispatch”, novo filme do diretor Wes Anderson.

A prévia exalta as características marcantes da filmografia do diretor, que incluem o elenco numeroso e repleto de famosos, as cenas estáticas, inclusive em momentos de ação, a fotografia em tons pastéis, a proporção de tela pré-widescreen, o figurino caprichado e a cenografia minunciosamente detalhista. Apesar de conter grande identificação com “O Grande Hotel Budapeste” (2014), primeira obra de Anderson passada na Europa – e seu último filme live-action – , o vídeo também sugere influência da animação stop-motion de “Ilha dos Cachorros” (2018), com personagens sem expressão facial, movimentos artificiais e a impressão de que os sets são maquetes. Trata-se, como sempre, de uma obra estilizadíssima.

O trailer também revela que o filme é uma antologia, reunindo diferentes histórias como se fossem reportagens do jornal que batiza a produção. A trama gira em torno da apuração de jornalistas, considerados párias em seus países natais, para um jornal francês de expatriados, fundado pelo personagem de Bill Murray. As cenas também se alternam entre cores e preto-e-branco e sugerem uma colagem de diferentes épocas, mas principalmente o começo dos anos 1960 – o que é reforçado pela seleção musical da trilha.

Além de Murray, o elenco estelar incluiu outros integrantes da trupe que acompanha Anderson na maioria de seus projetos, formada por Owen Wilson, Jason Schwartzman, Adrien Brody, Willem Dafoe, Tilda Swinton, Edward Norton, Bob Balaban, Anjelica Huston, Frances McDormand, os “novatos” Tony Revolori, Saoirse Ronan, Léa Seydoux, Mathieu Amalric, Fisher Stevens (que entraram na turma em “O Grande Hotel Budapeste”) e Liev Schreiber (em “Ilha dos Cachorros”), além de diversos estreantes no universo do diretor: Timothée Chalamet (“Me Chame pelo Seu Nome”), Benicio Del Toro (“Sicario”), Christoph Waltz (“Django Livre”), Jeffrey Wright (“Westworld”), Elisabeth Moss (“The Handmaid’s Tale”), Lyna Khoudri (“Papicha”), Cécile de France (“O Garoto da Bicicleta”), Rupert Friend (“Homeland”), Alex Lawther (“The End of the F***ing World”), Henry Winkler (“Barry”), Lois Smith (“Lady Bird”), Griffin Dunne (“This Is Us”), Guillaume Gallienne (“Yves Saint Laurent”), Stephen Park (“O Expresso do Amanhã”), Hippolyte Girardot (“Amar, Beber e Cantar”) e até Morgane Polanski (“Vikings”), filha do cineasta Roman Polanski.

A estreia está marcada para 24 de julho nos EUA, muito cedo para o Oscar, mas dá para apostar numa première no Festival de Cannes como ponto de partida para suas pretensões. Desde “O Fantástico Sr. Raposo” (2009), os filmes de Anderson nunca faltam à premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA.

Ainda não há previsão de lançamento para o Brasil.