Matrix 4: Vídeos e fotos do começo das filmagens revelam pistas da trama

Fãs e paparazzi profissionais flagraram o começo das filmagens do quarto “Matrix” nas ruas de San Francisco, na Califórnia (EUA). Em fotos e vídeos, é possível ver Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss, […]

Fãs e paparazzi profissionais flagraram o começo das filmagens do quarto “Matrix” nas ruas de San Francisco, na Califórnia (EUA). Em fotos e vídeos, é possível ver Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss, que retornam a seus papéis de Neo e Trinity, sob a direção de Lana Wachowski, cocriadora da franquia.

As cenas foram registradas no bairro de Chinatown e mostram Keanu com seu visual de John Wick, com barba e cabelo comprido, e em determinado momento também com gorro de lã grunge.

As imagens, que a princípio não parecem revelar muita coisa, podem ter, na verdade, apresentado grandes pistas sobre a história da continuação, por enquanto mantida em sigilo.

Até então, a narrativa oficial considerava Neo e Trinity como mortos no terceiro filme. Mas e se, em vez disso, tivessem sido absorvidos de volta à Matrix? E se voltassem a viver a fantasia de habitar uma projeção do mundo real do passado – mais especificamente, uma versão virtual da San Francisco de 2020?

Vale lembrar que a trama do “Matrix” original passava-se no futuro distante, após uma Inteligência Artificial dominar o mundo. A maioria das pessoas, no entanto, vive sem saber disso, habitando uma “simulação” virtual do planeta antes do apocalipse. Porém, alguns conseguem se libertar e o hacker Neo (Reeves) é escolhido para se “desplugar” deste universo artificial e liderar uma revolução contra os computadores e robôs que escravizaram a humanidade.

O filme de 1999 foi revolucionário por suas metáforas, que combinavam metafísica e sci-fi, mas também por suas cenas de ação, que introduziram o wire fu (o kung fu voador) e o feito “time bullet” (câmera lenta do ponto de vista de uma bala) no cinema ocidental. Fez tanto sucesso que ganhou duas continuações, que entretanto não tiveram a mesma repercussão, chegando a decepcionar os fãs da franquia.

A nova história foi escrita por Aleksandar Hemon (roteirista de “Sense8”) e David Mitchell (autor do livro que virou “A Viagem”) em parceria com Lana Wachowski, que criou “Matrix” com a irmã Lilly, na época em que ambas eram “irmãos”. Desta vez, Lana é a única Wachowski envolvida no projeto, completando uma separação da irmã que se iniciou na produção de “Sense8”.

Ver essa foto no Instagram

Yeah there he is, Keanu dodging bullets you can't even see. #matrix4 https://t.co/6jMwhkCNzB

Uma publicação compartilhada por Fan community (@keanu_fans_international) em