Fãs e paparazzi profissionais flagraram o começo das filmagens do quarto “Matrix” nas ruas de San Francisco, na Califórnia (EUA). Em fotos e vídeos, é possível ver Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss, que retornam a seus papéis de Neo e Trinity, sob a direção de Lana Wachowski, cocriadora da franquia.
As cenas foram registradas no bairro de Chinatown e mostram Keanu com seu visual de John Wick, com barba e cabelo comprido, e em determinado momento também com gorro de lã grunge.
As imagens, que a princípio não parecem revelar muita coisa, podem ter, na verdade, apresentado grandes pistas sobre a história da continuação, por enquanto mantida em sigilo.
Até então, a narrativa oficial considerava Neo e Trinity como mortos no terceiro filme. Mas e se, em vez disso, tivessem sido absorvidos de volta à Matrix? E se voltassem a viver a fantasia de habitar uma projeção do mundo real do passado – mais especificamente, uma versão virtual da San Francisco de 2020?
Vale lembrar que a trama do “Matrix” original passava-se no futuro distante, após uma Inteligência Artificial dominar o mundo. A maioria das pessoas, no entanto, vive sem saber disso, habitando uma “simulação” virtual do planeta antes do apocalipse. Porém, alguns conseguem se libertar e o hacker Neo (Reeves) é escolhido para se “desplugar” deste universo artificial e liderar uma revolução contra os computadores e robôs que escravizaram a humanidade.
O filme de 1999 foi revolucionário por suas metáforas, que combinavam metafísica e sci-fi, mas também por suas cenas de ação, que introduziram o wire fu (o kung fu voador) e o feito “time bullet” (câmera lenta do ponto de vista de uma bala) no cinema ocidental. Fez tanto sucesso que ganhou duas continuações, que entretanto não tiveram a mesma repercussão, chegando a decepcionar os fãs da franquia.
A nova história foi escrita por Aleksandar Hemon (roteirista de “Sense8”) e David Mitchell (autor do livro que virou “A Viagem”) em parceria com Lana Wachowski, que criou “Matrix” com a irmã Lilly, na época em que ambas eram “irmãos”. Desta vez, Lana é a única Wachowski envolvida no projeto, completando uma separação da irmã que se iniciou na produção de “Sense8”.