Clipe clássico do a-ha atinge 1 bilhão de views no YouTube e banda comemora com making of

O clipe clássico de “Take on Me”, da banda a-ha, atingiu nesta semana a marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube. Para comemorar a façanha, o trio de sythpop norueguês lançou […]

O clipe clássico de “Take on Me”, da banda a-ha, atingiu nesta semana a marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube. Para comemorar a façanha, o trio de sythpop norueguês lançou novos vídeos sobre a história do clipe e da música, com direito a making of da produção.

Originalmente lançado em 1985, o vídeo marcou época, vencendo seis troféus do MTV Video Music Awards em 1986, ao apresentar o cantor Morten Harket como um desenho animado, que tentava se tornar real ao se apaixonar por uma garota.

Dirigido por Steve Barron, a produção popularizou a técnica da rotoscopia, em que cenas filmadas com atores de carne e osso são “cobertas” por desenhos animados.

Depois do sucesso de “Take on Me”, o diretor fez vários outros clipes do a-ha, inclusive dos hits “Hunting High and Low” e “The Living Daylights”, tema do filme “007 Marcado para a Morte” (1987), e mais tarde assinaria longa-metragens como “As Tartarugas Ninja” (1990) e “As Aventuras de Pinocchio” (1996).

“Take on Me” é o segundo clipe dos anos 1980 a atingir a marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube. O primeiro foi “Sweet Child O’ Mine”, do Guns N’ Roses, que conseguiu o feito em outubro do ano passado. É também apenas o quinto vídeo musical do século 20 a entrar no clube do bilhão.

Importante reparar que, apesar de ter 35 anos, o clipe só foi disponibilizado no YouTube há uma década, em 2010.