Carta ao Rei: Minissérie que adapta clássico literário juvenil ganha trailer dublado em português

A Netflix divulgou o pôster, 22 fotos e o trailer de “Carta ao Rei” (Letter for the King), minissérie holandesa sobre aventureiros juvenis da Idade Média. Como o vídeo foi disponibilizado com […]

A Netflix divulgou o pôster, 22 fotos e o trailer de “Carta ao Rei” (Letter for the King), minissérie holandesa sobre aventureiros juvenis da Idade Média. Como o vídeo foi disponibilizado com dublagem em português, a trama soa ainda mais infantil que seu conteúdo original.

A série é baseada no famoso livro de mesmo título de Tonke Dragt, publicado originalmente em 1962, que costuma ser comparado aos grandes épicos de fantasia juvenis contemporâneas, de “O Senhor dos Anéis” ao mais recente “Harry Potter”.

A história gira em torno do jovem aprendiz de cavaleiro Tiuri (Amir Wilson, de “His Dark Materials”), que por acaso recebe uma missão vital: entregar uma carta ao rei, que pode salvar o reino de uma grande ameaça. De posse dessa carta, ele passa a ser perseguido por inimigos perigosos e decide pedir ajuda às únicas pessoas que acreditam que ele possa ter sido escolhido para missão tão importante: seus amigos adolescentes. Assim, o destino do reino se torna responsabilidade de um grupo de crianças que precisa crescer rapidamente.

Um dos motivos de “Carta ao Rei” não ser tão conhecido mundialmente é o idioma. O livro só foi traduzido para português brasileiro em 2009 e para inglês em 2013. Mas é considerada a melhor obra literária juvenil da Holanda da segunda metade do século 20. Tanto que, antes de virar série, ganhou um filme local, dirigido por Derek de Lint em 2008.

Um detalhe curioso é que Antonia Johanna Willemina Dragt virou escritora com a idade de seus personagens. Ela tinha 13 anos quando começou a escrever e ilustrar aventuras medievais para passar o tempo, quando vivia num campo de prisioneiros em Jacarta, na Indonésia invadida pelas tropas japonesas durante a 2ª Guerra Mundial. Ela retomou esse hábito quando virou professora na Holanda, ao reparar que as crianças só silenciavam em aula quando contava histórias. Assim, juntando trechos de aventuras imaginadas ao longo de toda a vida, resolveu se profissionalizar em 1956. “Carta ao Rei” foi seu segundo romance. E fez tanto sucesso que ganhou continuação, em 1965, que pode render a 2ª temporada da série, caso os cinco episódios já produzidos façam sucesso na plataforma.

A adaptação foi escrita por Will Davies (“Como Treinar Seu Dragão”) e o elenco majoritariamente britânico também inclui David Wenham (“Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar”), Nathanael Saleh (“O Retorno de Mary Poppins”), Thaddea Graham (“Curfew”), Jonah Lees (“Sun Records”), Islam Bouakkaz (“After Life”), Jack Barton (“Grantchester”), David Wilmot (“The Alienist”), Peter Ferdinando (“Rei Arthur: A Lenda da Espada”), Gijs Blom (“Garotos”), Jóhannes Haukur Jóhannesson (“Alfa”), Ruby Ashbourne Serkis (a filha de Andy Serkis) e participação de Andy Serkis (“Pantera Negra”).

A minissérie será lançada no dia 20 de março.

Confira abaixo o trailer dublado em português e o original, com diálogos em inglês.