Príncipe Harry e Meghan Markle não vão mais usar o título de Alteza Real

O Palácio de Buckingham anunciou neste sábado (18/1) que o príncipe Harry e sua mulher, Meghan Markle — duque e duquesa de Sussex — não vão mais utilizar o título de “Alteza […]

O Palácio de Buckingham anunciou neste sábado (18/1) que o príncipe Harry e sua mulher, Meghan Markle — duque e duquesa de Sussex — não vão mais utilizar o título de “Alteza Real”. Além disso, deixarão de receber dinheiro público para os chamados “deveres reais”. As mudanças começam a valer a partir do fim de março.

Harry e Meghan ainda deverão reembolsar o governo britânico pelos custos da reforma da residência na qual viviam. As obras foram orçadas em 2,4 milhões de libras (cerca de R$ 11,6 milhões) e geraram protestos dos contribuintes britânicos. As reclamações aumentaram ainda mais quando o casal anunciou que iria morar no exterior.

A nota possui um trecho assinado pela rainha Elizabeth, de 93 anos. Ela afirma que “Harry, Meghan e Archie sempre serão membros muito amados da minha família”. A monarca ainda agradeceu “por todo o trabalho dedicado em todo o país, na Commonwealth e além dela”, e diz que está “particularmente orgulhosa de como Meghan se tornou tão rapidamente um membro da família.”

O trecho assinado pelo Palácio de Buckingham reforça que “embora não possam mais representar formalmente a rainha, os Sussex deixaram claro que tudo o que fizerem continuará a defender os valores de Sua Majestade”, e que “são gratos à Sua Majestade e à família real por seu apoio contínuo enquanto embarcam no próximo capítulo de suas vidas”.

A mudança de status foi iniciativa dos próprios duques de Sussex, que em 8 de janeiro anunciaram que iriam deixar a função de “membros seniores” da família real para buscar sua independência financeira.

Após uma reunião na última segunda-feira (14/1), a rainha Elizabeth concordou em realizar um período de transição para que o casal possa abandonar gradualmente seu papel de primeiro plano na realeza.

O casal alegou se sentir desconfortável com a pressão da mídia e disse que pretende dividir seu tempo entre Reino Unido e América do Norte e ser financeiramente independente.

Segundo boatos, Meghan já teria até assinado contrato para dublar uma animação da Disney.