Top 10 do New York Times inclui Democracia em Vertigem entre os Melhores Filmes de 2019

O documentário “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa, é um dos 10 Melhores Filmes do ano segundo o jornal The New York Times. O longa brasileiro sobre o processo de impeachment de […]

O documentário “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa, é um dos 10 Melhores Filmes do ano segundo o jornal The New York Times. O longa brasileiro sobre o processo de impeachment de Dilma Rousseff, apareceu na tradicional lista de fim de ano da publicação em 8º lugar, à frente de “Era uma vez em Hollywood”, de Quentin Tarantino.

“Ánálise cuidadosa dos eventos que levaram à eleição de Jair Bolsonaro, o presidente populista do Brasil, este documentário angustiante é o filme mais assustador do ano”, diz o texto do jornal americano sobre os motivos da inclusão do filme, lançado com o título “The Edge of Democracy” nos EUA e disponibilizado no país pela Netflix.

“Democracia em Vertigem” não é o único documentário nem o único filme estrangeiro da lista. O 1º lugar foi conquistado justamente por um documentário macedônico, “Honeyland”, de Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov, uma alegoria sobre abelhas e vizinhos mal-educados, que resume a situação do meio-ambiente no planeta.

O drama britânico “The Souvenir”, de Joanna Hogg, e o sul-coreano “Parasita”, de Bong Joon Ho, completam o Top 3, e o primeiro filme americano da lista, “O Irlandês”, de Martin Scorsese, aparece apenas em 4º lugar.

Também chama atenção o fato de que 40% da lista (“O Irlandês”, “História de um Casamento”, “Democracia em Vertigem” e “Atlantics”) foi exibida pela Netflix.

Confira abaixo o Top 10 completo, dos Melhores Filmes de 2019, de acordo como o New York Times.

1. “Honeyland”, de Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov (Macedônia)
2. “The Souvenir”, de Joanna Hogg (Reino Unido)
3. “Parasita”, de Bong Joon Ho (Coreia do Sul)
4. “O Irlandês”, de Martin Scorsese (EUA)
5. “História de um Casamento”, de Noah Baumbach (EUA)
6. “Adoráveis Mulheres”, de Greta Gerwig (EUA)
7. “Peterloo”, de Mike Leigh (Reino Unido)
8. “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa (Brasil)
9. “Era uma Vez em Hollywood”, de Quentin Tarantino (EUA)
10. “Atlantics”, de Mati Diop (Senegal, França)