Matrix 4 ganha data de estreia nos cinemas

A Warner oficializou a data de estreia de “Matrix 4”. O filme será lançado em 21 de maio de 2021 nos Estados Unidos. Curiosamente, isso fará com que a produção chegue nos […]

Divulgação/Marner

A Warner oficializou a data de estreia de “Matrix 4”. O filme será lançado em 21 de maio de 2021 nos Estados Unidos.

Curiosamente, isso fará com que a produção chegue nos cinemas americanos no mesmo dia de “John Wick 4”, estrelado por Keanu Reeves. Digamos que não foi a decisão mais simpática que o estúdio poderia fazer.

Keanu Reeves também está confirmado como Neo em “Matrix 4”, assim como Carrie-Anne Moss na pele de Trinity. Curiosamente, os dois personagens morreram em “Matrix Revolutions” (2003). Além deles, Jada Pinkett Smith negociava retornar como Niobe, uma das líderes da rebelião de Zion contra as máquinas. As novidades confirmadas no elenco incluem Jessica Henwick (“Punho de Ferro”), Neil Patrick Harris (“Desventuras em Série”), Jonathan Groff (“Mindhunter”), Yahya Abdul-Mateen II (“Watchmen”) e Toby Onwumere (“Sense8”).

A história foi escrita por Aleksandar Hemon (roteirista de “Sense8”) e David Mitchell (autor do livro que virou “A Viagem”) em parceria com Lana Wachowski, que criou “Matrix” com a irmã Lilly, na época em que ambas eram “irmãos”. Desta vez, Lana é a única Wachowski envolvida no projeto. Ela também vai assinar a direção, completando uma separação da irmã que se iniciou na produção de “Sense8”.

A trama do filme original passava-se em um futuro no qual uma Inteligência Artificial tomou conta do mundo. A maioria das pessoas, no entanto, vive sem saber disso, habitando uma “simulação” virtual do planeta antes do apocalipse. Porém, alguns conseguem se libertar e o hacker Neo (Reeves) é escolhido para se “desplugar” deste universo virtual e ajudar os rebeldes na luta contra os computadores e robôs que escravizaram a humanidade.

O filme de 1999 foi revolucionário por suas metáforas, que combinavam metafísica e sci-fi, mas também por suas cenas de ação, que introduziram o wire fu (o kung fu voador) e o feito “time bullet” (câmera lenta do ponto de vista de uma bala) no cinema ocidental. Fez tanto sucesso que ganhou duas continuações, que entretanto não tiveram a mesma repercussão, chegando a decepcionar os fãs da franquia.

As filmagens do quarto longa devem começar nos primeiros meses de 2020.