Jane Fonda foi presa pela quinta vez na sexta-feira (20/12), durante os protestos semanais contra mudanças climáticas, que vem acontecendo no Capitólio, em Washington, capital dos EUA. A prisão aconteceu um dia antes da atriz vencedora do Oscar comemorar seu 82º aniversário.
Quando ela foi algemada pela polícia do Capitólio, a multidão que acompanhava a manifestação cantou uma versão de “parabéns para você”, como pode ser visto no vídeo abaixo.
A atriz já chegou a passar uma noite na prisão em novembro, por ser reincidente nos atos de desobediência civil.
Os organizadores do protesto semanal não queriam que ela fosse presa novamente por causa da possibilidade de receber uma sentença mais longa e ser incapaz de liderar novas manifestações. Mas desta vez não teve jeito.
Ela foi detida junto de outras 138 pessoas e, ao sair do tribunal, no dia seguinte, contou que uma de suas carcereiras lhe disse: “Deve haver uma maneira melhor de chamar a atenção para sua causa”. “Acho que ela está certa”, concordou Fonda. “Meus ossos de 82 anos estão doendo.”
.@Janefonda was just arrested for the 5th time demanding #NoNewFossilFuels and a #GreenNewDeal with #FireDrillFriday 🔥 pic.twitter.com/xZfMPWhWQQ
— Fire Drill Fridays (@FireDrillFriday) December 20, 2019