As Golpistas é a principal estreia de cinema da semana

Principal lançamento desta quinta (5/12), “As Golpistas” vai ocupar cerca de 400 cinemas com a história verídica de um grupo de strippers nova-iorquinas que aplicou golpes nos ricaços de Wall Street. O […]

Principal lançamento desta quinta (5/12), “As Golpistas” vai ocupar cerca de 400 cinemas com a história verídica de um grupo de strippers nova-iorquinas que aplicou golpes nos ricaços de Wall Street. O título, a premissa e o elenco, que inclui até as rappers Cardi B e Lizzo, pode sugerir uma comédia, mas se trata de um drama mesmo, em que o destaque fica por conta da boa forma de Jennifer Lopez, em mais de um sentido.

O clima dramático continua com “Brooklyn Sem Pai Nem Mãe”, dirigido e estrelado por Edward Norton na pele de um detetive com síndrome de Tourette. Passado nos anos 1950, o filme é uma homenagem ao cinema noir, com ótimas performances.

Tanto “As Golpistas” quanto “Brooklyn Sem Pai Nem Mãe” chegaram a empolgar a crítica americana em suas passagens por festivais, mas ambos foram rapidamente esquecidos nas listas de melhores do ano. E não é por acaso. Não são as obras-primas que os primeiros elogios sugeriam.

Melhor se sai “Dois Papas”, produção da Netflix que chega aos cinemas em circuito bastante limitado. Dirigida pelo brasileiro Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”), aborda a mais recente transição do poder no Vaticano, entre os papas Bento 16 e Francisco. As interpretações de Anthony Hopkins como Bento e Jonathan Pryce como o cardeal Bergoglio arrancaram elogios, mas estão passando em branco nas premiações. Na verdade, o grande astro do filme é o roteiro de Anthony McCarten (indicado ao Oscar por “A Teoria de Tudo”), uma versão fictícia da história dessa transição real, que aconteceu em meio a escândalos de pedofilia e corrupção na Igreja Católica.

A programação ainda destaca duas ficções brasileiras. O terror “O Juízo” chama mais atenção por ser uma produção em família, dirigida por Andrucha Waddington (“Sob Pressão”), escrita por sua esposa Fernanda Torres e estrelada por seu filho, Joaquim Torres Waddington, e sua sogra, Fernanda Montenegro. Trata-se de uma história de maldição sobrenatural com raízes na escravidão, que até lembra as tramas dos antigos quadrinhos de Júlio Shimamoto.

Por sua vez, “Ainda Temos a Imensidão da Noite” tenta expressar a dificuldade de se transformar uma banda de rock em carreira profissional, enredo interessante que esbarra em diversos problemas de realização. Transformar filmagens em carreira cinematográfica também é difícil. Mas vale registrar a participação de um roqueiro de verdade no elenco, Clemente Tadeu Nascimento, dos Inocentes.

O rock ainda embala dois documentários, um deles sublime, sobre o novo disco de Bruce Springsteen – que tem a maior aprovação da crítica dentre todos os citados nesta página: 93% no Rotten Tomatoes – e outro muito curioso, sobre Os Mamíferos, banda carioca dos anos 1960 que nunca lançou discos, a ponto de ser definida como “a maior expressão da música brasileira da qual você jamais ouviu falar” (aspas da Vice).

Ainda há outros títulos em circuito limitado. Confira abaixo a lista completa das estreias da semana com suas sinopses e trailers.

As Golpistas | EUA | Drama

Em entrevista concedida a Elizabeth (Julia Stiles), jornalista da New York Magazine, a ex-stripper Destiny (Constance Wu) conta em detalhes como conseguiu o emprego e conheceu Ramona (Jennifer Lopez), ícone do meio que logo se tornou sua grande amiga. Devido à crise financeira que abalou Wall Street em 2008, Destiny e Ramona viram o declínio na quantidade de clientes na boate em que trabalham afetar sua própria rentabilidade. Com isso, decidem elas mesmas iniciar um plano onde, juntamente com algumas amigas, vão atrás de homens em restaurantes para, após dopá-los, faturar em cima de seus cartões de crédito.

Brooklyn – Sem Pai Nem Mãe | EUA | Drama

Nova York, anos 1950. Lionel Essrog (Edward Norton) é um solitário detetive particular com síndrome de Tourette, o que faz com que volta e meia não tenha controle sobre o que diz. No momento, ele está investigando o assassinato de seu amigo e mentor, Frank Minna (Bruce Willis), mas tem poucas pistas sobre o que aconteceu. Obsessivo, Lionel passa a percorrer vários trechos da cidade em busca de respostas, até encontrar um caminho através da especulação imobiliária em vizinhanças habitadas em sua maioria por pobres e negros.

Dois Papas | EUA | Drama

Buenos Aires, 2012. O cardeal argentino Jorge Bergoglio (Jonathan Pryce) está decidido a pedir sua aposentadoria, devido a divergências sobre a forma como o papa Bento XVI (Anthony Hopkins) tem conduzido a Igreja. Com a passagem já comprada para Roma, ele é surpreendido com o convite do próprio papa para visitá-lo. Ao chegar, eles iniciam uma longa conversa onde debatem não só os rumos do catolicismo, mas também afeições e peculiaridades da personalidade de cada um.

O Juízo | Brasil | Terror

Em crise no casamento devido ao alcoolismo e por ter perdido o emprego, Augusto Menezes (Felipe Camargo) decide se mudar com esposa (Carol Castro) e filho (Joaquim Torres Waddington) para uma fazenda herdada de seu avô. O que ele não imaginava era que a propriedade fosse assombrada por Couraça (Criolo) e Ana (Kênia Bárbara), escravos decididos a se vingar dos antepassados de Augusto.

Ainda Temos a Imensidão da Noite | Brasil | Drama

Karen (Ayla Gresta) é trompetista e cantora em uma banda de rock em Brasília. No entanto, ela não consegue muita sorte em sua trajetória musical. Por isso, decide seguir os passos de Artur (Gustavo Halfeld), um ex companheiro de carreira, indo para a Alemanha com a intenção de ter sucesso na música.

Western Stars | EUA | Documentário

Documentário que reúne músicas do concerto do cantor e compositor americano Bruce Springsteen, referentes ao seu disco chamado “Western Stars”

Diante dos Meus Olhos | Brasil | Documentário

Após 45 anos do término da banda Os Mamíferos, Afonso Abreu, Mario Ruy e Marco Antonio Grijó vivem vidas comuns. Longe dos holofotes, eles relembram seus sucessos e fracassos e tentam recuperar uma peça fundamental da música popular brasileira.

Feliz Aniversário | França | Comédia

No aniversário de 70 anos da mãe (Catherine Deneuve), toda a família se reúne para celebrar junta. Com a presença de filhos, noras, marido e uma câmera para registrar todos os momentos, o evento estava pacífico e feliz. Quando uma inesperada visita chega na festa, a harmonia do ambiente começa a acabar. A irmã mais nova (Emmanuelle Bercot), que estava desaparecida há quatro anos, retorna trazendo problemas junto com a sua bagagem.

E Agora, a Mamãe Saiu de Férias? | Itália | Comédia

Giulia (Valentina Lodovini) é uma mãe que abandonou a carreira para se dedicar aos seus três filhos. Carlo (Fabio De Luigi) é marido de Giulia mas, diferente dela, não tem tempo para a família e passa mais tempo no trabalho do que em casa. Tudo muda quando Giulia, cansada da monotonia de sua vida, decide sair de férias por dez dias, deixando Carlo sozinho com as crianças.