“A Favorita”, produção britânica dirigida pelo grego Yorgos Lanthimos, foi o grande vencedor da premiação da Academia Europeia de Cinema, numa cerimônia realizada na noite de sábado (7/12) em Berlim. Venceu, ao todo, oito categorias, entre elas as de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Direção e ainda consagrou Olivia Colman, que, após vencer o Oscar no começo do ano, chegou ao fim de 2019 com o troféu de Melhor Atriz europeia.
A obra de Yorgos Lanthimos dominou a premiação, superando “J’Accuse”, de Roman Polanski, “Dor e Glória”, de Pedro Almodóvar, “Os Miseráveis”, de Ladj Ly, “Systemsprenger”, de Nora Fingscheidt, e “O Traidor”, de Marco Bellocchio, todos eles nomeados para o prêmio de Melhor Filme Europeu.
O espanhol Antonio Banderas ficou com o prêmio de Melhor Ator, por “Dor e Glória”, e a cineasta francesa Céline Sciamma com o troféu de Melhor Roteiro, por “Retrato de uma Jovem em Chamas”.
Pela primeira vez, a Academia Europeia também atribuiu um prêmio para Melhor Série de Ficção, distinguindo a produção alemã “Babylon Berlin”, de Achim von Borries, Henk Handloegten e Tom Tykwer.
O evento também prestou homenagens para o cineasta alemão Werner Herzog e a atriz francesa Juliette Binoche, com prêmios pelas realizações de suas carreiras. E ainda contou com a presença do diretor ucraniano Oleg Sentsov, recém-libertado após ficar cinco anos preso na Rússia, acusado de terrorismo. Ele anunciou uma iniciativa da Academia, a criação da Coligação Internacional de Cineastas em Risco, destinada a apoiar “realizadores que enfrentem perseguições políticas por causa do seu trabalho”.
Confira abaixo a lista dos premiados.
Melhor Filme
“A Favorita”
Melhor Direção
Yorgos Lanthimos (“A Favorita”)
Melhor Atriz
Olivia Colman (“A Favorita”)
Melhor Ator
Antonio Banderas (“Dor e Glória”)
Melhor Roteiro
Céline Sciamma (“Retrato de uma Jovem em Chamas”)
Melhor Documentário
“For Sama”
Melhor Comédia
“A Favorita”
Melhor Animação
“Buñuel In The Labyrinth Of The Turtles”
Melhor Fotografia
Robbie Ryan (“A Favorita”)
Melhor Cenografia
Antxón Gómez (“Dor e Glória”)
Melhor Montagem
Yorgos Mavropsaridis (“A Favorita”)
Melhor Figurino
Sandy Powell (“A Favorita”)
Melhor Maquiagem
Nadia Stacey (“A Favorita”)
Melhor Som
Eduardo Esquide, Nacho Royo-Villanova e Laurent Chassaigne (“A Noite de 12 Anos”)
Melhores Efeitos Visuais
Martin Ziebell, Sebastian Kaltmeyer, Neha Hirve, Jesper Brodersen e Torgeir Busch (“About Endlessness”)
Prêmio Descoberta/Fipresci (Prêmio da Crítica)
“Os Miseráveis”
Prêmio do Público
“Guerra Fria”
Melhor Curta-Metragem
“The Christmas Gift”
Melhor Série
“Babylon Berlin”