Regina Casé é premiada como Melhor Atriz em festival de cinema da Turquia

A atriz Regina Casé recebeu nesta sexta (1/11) o prêmio de Melhor Atriz na 56ª edição do Antalya Golden Orange Film Festival, na Turquia. Ela foi premiada pelo papel da governanta Madá […]

A atriz Regina Casé recebeu nesta sexta (1/11) o prêmio de Melhor Atriz na 56ª edição do Antalya Golden Orange Film Festival, na Turquia. Ela foi premiada pelo papel da governanta Madá em “Três Verões”, novo filme da diretora Sandra Kogut (“Campo Grande”). O longa fez sua estreia mundial no Festival de Toronto e teve première nacional durante a 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

“Três Verões” retrata o Brasil contemporâneo por meio do olhar de Madá, uma caseira num condomínio de luxo à beira mar, acompanhamos o desmantelamento de uma família em função dos dramas políticos que abalaram o país. O filme se passa ao longo de três anos consecutivos (2015, 2016 e 2017), sempre na última semana do ano, entre o Natal e o Ano Novo, na luxuosa casa de veraneio da família. O personagem de Madá está entre dois mundos, ela é dona da casa sem ser: Madá manda nos empregados, mas é também submissa aos patrões.

Em 2015 tudo parece ir bem, mas em 2016 a mesma festa é cancelada. O filme pergunta o que acontece com aqueles que gravitam em torno dos ricos e poderosos quando a vida deles desmorona, ao mesmo tempo em que registra as mudanças sociais e políticas dos últimos anos no Brasil.

O prêmio turco representa mais um reconhecimento internacional para a filmografia de Regina Casé. Ela já venceu vários prêmios do gênero, inclusive nos prestigiosos festivais de Karlovy Vary (por “Eu Tu Eles”) e Sundance (por “Que Horas Ela Volta?”).

Coprodução com a França, “Três Verões” ainda não tem previsão de lançamento comercial.