Filmes brasileiros são principais estreias de cinema da semana

A programação de cinema desta quinta (28/11) destaca três produções brasileiras. O filme de maior apelo comercial é “Os Parças 2”, que já foi visto por mais de 500 mil pessoas “sem […]

Divulgação/Globo

A programação de cinema desta quinta (28/11) destaca três produções brasileiras.

O filme de maior apelo comercial é “Os Parças 2”, que já foi visto por mais de 500 mil pessoas “sem estrear” – a distribuidora chama de pré-estreia a exibição há duas semanas em mais cinemas que os maiores lançamentos recentes. Comédia movida a trapalhadas e interpretações histéricas, com muitos convidados e ar televisivo, volta a reunir o trio formado por Tom Cavalcante, Whindersson Nunes e Tirullipa em piadas para quem aprecia o elenco – aparentemente, muita gente.

Os outros dois títulos são dramáticos. “Carcereiros – O Filme” é um derivado cinematográfico da série da Globo, que se materializa na tela grande com qualidade – e exageros – de blockbuster americano. A direção é de um especialista em filmes criminais, José Eduardo Belmonte (“Alemão”), que também trabalha na série e imprime um ritmo de ação envolvente. A trama acompanha quase em tempo real um turno de trabalho do personagem vivido por Rodrigo Lombardi, que precisa deixar seus dilemas familiares de lado com a chegada de um prisioneiro especial, Abdel (Kaysar Dadour, ex-“BBB”), um perigoso terrorista internacional, que acrescenta ainda mais tensão ao presídio, em eterna prontidão por conta da luta entre duas facções criminosas.

Mas o grande destaque é “Aspirantes”. Sem atores famosos, orçamento mínimo e distribuição limitada, o primeiro filme de Ives Rosenfeld é um gol de placa. Gira em torno de dois amigos que jogam futebol amador e sonham com um futuro no esporte. Mas enquanto um começa a decolar, o outro encara a dura realidade de uma esposa adolescente grávida e a necessidade de trabalhar por salário mínimo. Venceu diversos prêmios, inclusive Diretor, Ator (Ariclenes Barroso) e Atriz Coadjuvante (Julia Bernat) no Festival do Rio, além de ter sido exibido no exterior em festivais de prestígio, como o europeu Karlovy Vary, e arrancar elogios da crítica internacional.

Na lista de estreia internacionais, a mais ampla é “Uma Segunda Chance para Amar”, de Paul Feig (“Caça-Fantasmas”), que conta uma história natalina de amor improvável entre Emilia Clarke (a Daenerys de “Game of Thrones”) e Henry Golding (“Podres de Ricos”), ao som de clássicos do cantor George Michael. Tão inofensiva quantos os similares românticos da Netflix, mas melhor que o desastre lindamente fotografado de “A Revolução em Paris”.

A sugestão “indie” fica para a comédia islandesa “A Resistência de Inga”, sobre uma viúva que resolve enfrentar a corrupção de sua cooperativa, num clima que lembra “Três Anúncios para um Crime”. Trata-se da estreia da semana com a maior nota no Rotten Tomatoes: 75% de aprovação.

Confira abaixo a lista completa dos lançamentos com seus trailers e sinopses.

Os Parças 2 | Comédia | Brasil

Após saber que China deixou a cadeia e está em busca de vingança, Romeu (Bruno de Luca) precisa conseguir dinheiro para deixar o país o quanto antes. Para tanto, Toin (Tom Cavalcante), Ray Van (Whindersson Nunes) e Pilôra (Tirulipa) juntam forças para reformar uma colônia de férias, de forma a atrair jovens de todo tipo. Quando o empreendimento enfim começa a funcionar, eles logo passam a competir com uma colônia vizinha, bem mais requintada.

Carcereiros – O Filme | Drama | Brasil

Adriano (Rodrigo Lombardi) é um historiador graduado e contrário à violência que decide virar carcereiro para seguir os passos do pai. Com a chegada de Abdel (Kaysar Dadour), um perigoso terrorista internacional, ao presídio em que trabalha, a tensão aumenta a ponto de provocar duas facções criminosas que vivem separadamente. Adriano terá de enfrentar uma rebelião – além de controlar os passos de Abdel.

Aspirantes | Drama | Brasil

Júnior (Ariclenes Barroso) é um jovem que tem o sonho de ser um jogador de futebol profissional. Além de ser membro de um pequeno clube de um cidadezinha no estado do Rio de Janeiro, ele é empregado em outro lugar, para ajudar na renda da família. Mas o rapaz não é tão talentoso ou dedicado quanto seu amigo Bento (Sérgio Malheiros), a estrela do time, e por isso, o inveja. Júnior fica cada vez mais desmotivado de perseguir seu sonho quando sua namorada engravida.

Uma Segunda Chance para Amar | Comédia | Reino Unido, EUA

Kate (Emilia Clarke) é uma jovem inglesa cuja vida é uma bagunça. Ela trabalha como elfo em uma loja temática de natal o ano todo. Quando ela conhece Tom (Henry Golding), o que parecia impossível se torna realidade, conforme o rapaz enxerga através de todas as barreiras que ela construiu.

A Resistência de Inga | Comédia | Islândia, Dinamarca, França

Inga (Arndís Hrönn Egilsdóttir) é uma fazendeira de uma pequena comunidade da Islândia, que acaba de ficar viúva. Seu marido costumava tomar conta dos negócios e, agora, ela precisa tomar à frente da gestão da fazenda. Decidida a começar uma nova vida em seus próprios termos, ela decide lutar contra a corrupção e injustiça dentro de sua comunidade, se rebelando contra uma poderosa empresa local.

A Revolução em Paris | França | Drama

Em 1789, o povo francês se mostra cada vez mais descontente com o rei Luís XVI. Homens e mulheres clamam que o monarca abandone o luxo do palácio de Versalhes para descobrir a miséria pelas ruas de Paris. Juntos, eles vão à Assembleia Nacional para fazer pressão em nome de uma revolução. Com as lutas nas ruas e a queda da Bastilha, surgem as condições para o nascimento da República francesa.

Um Amante Francês | Comédia | França

Após 25 anos morando com Denise, Alex é dispensado de surpresa e fica sem lugar para morar. Obrigado a se mudar para a casa da irmã e do sobrinho, ele decide trabalhar com algo que o dê muito dinheiro e felicidade: ser um gigolô a procura de uma rica herdeira.

Bonnie Bears – Aventura em Miniatura | Animação | China

Quando os Irmãos ursos Boonie Bears acidentalmente viram miniaturas após experimentarem uma invenção de encolhimento, eles iniciam uma grande aventura para que possam voltar ao tamanho normal. Enquanto buscam um antídoto para o tamanho, os ursos também lutam contra os problemas de poluição que estão acabando com o ecossistema e impedindo que os animais possam viver em paz.

Duas Coroas | Docudrama | Polônia

No dia 14 agosto de 1941, em Auschwitz, na Polônia, o sacerdote Maximiliano Kolbe (Adam Woronowicz) fez uma difícil escolha: dar a sua vida para salvar um pai de família que mal conhecia. Sem ter ideia do grande legado que deixaria para as gerações futuras, Kolbe dedicou sua jornada à compaixão e solidariedade, e anos depois de sua morte foi proclamado santo pelo Papa João Paulo II.

Liberdade É uma Grande Palavra | Brasil, Uruguai | Documentário

Muhammad é um homem palestino que passou 13 anos na Prisão de Guantánamo. Depois de anos de tortura, fome e humilhação, ele tem a oportunidade de começar uma nova vida com sua esposa no Uruguai. O diretor Guillermo Rocamora acompanha Muhammad nos dois anos em que ele tem o apoio financeiro do governo, enquanto ele lida com a burocracia, procura por emprego e tenta se reabilitar à vida fora da prisão.

Fernando | Brasil | Documentário

Misturando realidade e ficção, o professor e artista Fernando, um brasileiro de 74 anos, é provocado a interpretar sua própria vida e rotina. E, mesmo passando por um momento em que sua saúde está gravemente abalada, toca o seu cotidiano e projetos artísticos sem interrupção.

Novas Espécies – A Expedição do Século| Brasil | Documentário

Setenta pessoas, dentre eles cinquenta renomados cientistas, exploram a Floresta Amazônica na região da Serra da Mocidade em Roraima jamais visitado pelo homem. Agora, o grupo vai superar os obstáculos que vierem pela frente e nos mostrar o resultado da pesquisa que conseguiu identificar mais de 80 novas espécies de animais, plantas e insetos, numa das mais importantes descobertas científicas do século.