Ben Affleck e Martin Scorsese juntam-se em filme sobre massacre do Congo

Ben Affleck e Martin Scorsese vão formar uma dupla de peso num novo projeto. Segundo o site Deadline, Affleck vai dirigir e Scorsese produzir “King Leopold’s Ghost”, filme inspirado na história real […]

Ben Affleck e Martin Scorsese vão formar uma dupla de peso num novo projeto. Segundo o site Deadline, Affleck vai dirigir e Scorsese produzir “King Leopold’s Ghost”, filme inspirado na história real do massacre promovido pelo Rei Leopoldo 2º, da Bélgica, na nação africana do Congo no século 19.

Com roteiro de Farhad Safinia (“Apocalypto”), o longa promete não poupar detalhes violentos. Leopoldo se tornou o homem mais rico do mundo na época de seu reinado, ocupando toda a República do Congo com um exército mercenário que explorava as reservas de marfim e borracha do país.

De acordo com registros históricos, mais de 8 milhões de congoleses foram mortos pelo exército de Leopoldo, por se recusarem a cooperar com a exploração de sua terra. Em 2006, foi lançado um documentário sobre o tema, também intitulado “King Leopold’s Ghost”.

O longa de Affleck será focado no trio improvável que expôs ao mundo os horrores perpetuados pelo exército do rei: um missionário afro-americano, um jornalista investigativo britânico e um espião irlandês.

Após a publicação de fotografias obtidas pelos três, o Rei Leopoldo foi repudiado pela alta sociedade europeia e por nomes de destaque da cultura da época, como Mark Twain e Arthur Conan Doyle. O desgosto do escritor Joseph Conrad com a noção de “civilização” de Leopoldo o inspirou a escrever o clássico “No Coração das Trevas”.