A Vida Invisível: Candidato brasileiro ao Oscar é principal estreia de cinema da semana

A programação de estreias desta quinta-feira (21/11) oferece muita variedade, mas para o público brasileiro não deveria haver opção mais importante que “A Vida Invisível”, candidato do país a uma vaga no […]

A programação de estreias desta quinta-feira (21/11) oferece muita variedade, mas para o público brasileiro não deveria haver opção mais importante que “A Vida Invisível”, candidato do país a uma vaga no Oscar 2020, na categoria de Melhor Filme Internacional.

Baseado em livro de Martha Batalha, o filme acompanha Eurídice e Guida, duas irmãs jovens e inseparáveis que enfrentam os pais conservadores no Rio de Janeiro dos anos 1950 para realizar seus sonhos. Eurídice (Carol Duarte, de “O Sétimo Guardião”) quer ser pianista na Áustria e Guida (Julia Stockler, da série “Só Garotas”) quer ir atrás de seu amor na Grécia. Nada sai como planejado, mas as duas contam com o apoio de outras mulheres para sobreviver ao mundo machista.

O longa de Karim Aïnouz (“Praia do Futuro”) venceu a mostra Um Certo Olhar, no Festival de Cannes, e vários prêmios internacionais. E ainda destaca em seu elenco a atriz Fernanda Montenegro, indicada ao Oscar por “Central do Brasil” e uma das atrizes mais respeitadas do país – exceto pelo atual Secretário da Cultura do Brasil, que a chamou de “canalha” num discurso de rede social de baixíssimo nível, mas ao gosto do presidente Jair Bolsonaro, que ofereceu ao secretário o seu atual cargo.

Entre os demais lançamentos, chama atenção “Um Dia de Chuva em Nova York”, novo filme de Woody Allen, que não tem previsão de lançamento nos Estados Unidos devido a uma disputa entre o diretor e o estúdio Amazon. Pronto há mais de um ano, o filme foi engavetado pela Amazon, após o diretor virar alvo de uma campanha destrutiva de sua filha Dylan Farrow, que aproveitou o movimento #MeToo para desenterrar acusações de abuso contra o cineasta. Ela afirma ter sido molestada quando criança por Allen, há cerca de três décadas.

As acusações não são novas e o diretor sempre negou tudo, mas atores do filme, como Timothée Chalamet (“Me Chame por Seu Nome”) e Rebecca Hall (“Vicky Cristina Barcelona”), viram-se pressionados pela opinião pública e afirmaram que não filmariam mais com Allen, recusando-se a divulgar a obra.

Em meio a essa polêmica, “Um Dia de Chuva em Nova York” ainda foi alvo de fake news, que espalharam que sua trama acompanhava um diretor idoso tendo um caso com uma menor de idade. Não é nada disso. Veja o trailer abaixo. Outra curiosidade é que a imprensa europeia amou o filme, enquanto a americana detestou.

As estreias amplas também incluem o filme (convencional) de guerra “Midway – Batalha em Alto Mar”, de Roland Emmerich (o diretor de “Independence Day”), que surpreendeu nas bilheterias norte-americanas há dois fins de semana, o suspense da Terceira Idade “A Grande Mentira”, com os veteranos Ian McKellen e Helen Mirren, e a estupidez de “Medo Profundo – O Segundo Ataque”, em que turistas americanas (filhas de Sylvester Stallone e Jamie Foxx) são atacadas por tubarões no Nordeste brasileiro, enquanto mergulham entre relíquias… maias!

As ofertas do circuito limitado ainda trazem o documentário “Bixa Travesty”, com a cantora trans Linn da Quebrada, que venceu vários prêmios internacionais, e o terror “Recife Assombrado”, inspirado no livro de Gilberto Freyre “Assombrações do Recife Velho”. Mas há muitas outras estreias.

Confira abaixo a lista completa abaixo, com suas sinopses e trailers.

A Vida Invisível | Brasil | Drama

Rio de Janeiro, década de 1940. Eurídice (Carol Duarte) é uma jovem talentosa, mas bastante introvertida. Guida (Julia Stockler) é sua irmã mais velha, e o oposto de seu temperamento em relação ao convívio social. Ambas vivem em um rígido regime patriarcal, o que faz com que trilhem caminhos distintos: Guida decide fugir de casa com o namorado, enquanto Eurídice se esforça para se tornar uma musicista, ao mesmo tempo em que precisa lidar com as responsabilidades da vida adulta e um casamento sem amor com Antenor (Gregório Duvivier).

Um Dia de Chuva em Nova York | EUA | Comédia

Os jovens Ashleigh (Elle Fanning) e Gatsby (Timothée Chalamet) formam um casal que planeja uma viagem romântica a Nova York. No entanto, quando chegam no local, os planos mudam: Ashleigh descobre a possibilidade de fazer uma entrevista com o famoso diretor de cinema Roland Pollard (Liev Schreiber) e Gatsby acaba encontrando a irmã (Selena Gomez) de uma antiga namorada. Ao longo do passeio, Ashleigh e Gatsby descobrem novas paixões e oportunidades únicas.

Midway – Batalha em Alto Mar | EUA | Guerra

O filme traz a perspectiva de soldados e aviadores (americanos e japoneses) que lutaram bravamente durante a Batalha de Midway, no Oceano Pacífico em junho de 1942. Graças a mensagens codificadas, a Marinha americana conseguiu identificar a localização e o horário dos ataques planejados pela Marinha Imperial Japonesa. Até hoje a batalha naval de Midway é considerada pelos historiadores como um dos pontos mais relevantes para o fim da 2ª Guerra Mundial.

A Grande Mentira | EUA | Suspense

Em um jogo de gato e rato, o golpista Roy Courtnay (Ian McKellen) não resiste aplicar seu golpe mais uma vez quando conhece a recém-viúva Betty McLeish (Helen Mirren) online. Porém, à medida em que a mulher abre sua casa e sua vida para o vigarista, ele se surpreende quando começa a se importar com ela.

Medo Profundo – O Segundo Ataque | EUA | Suspense

Quatro adolescentes viajam para explorar uma cidade maia submersa. Uma vez lá dentro, a empolgação das jovens se transforma em um choque de terror quando descobrem que as ruínas submersas são um campo de caça para os grandes e mortais tubarões brancos. Com seus suprimentos de ar diminuindo constantemente, as amigas devem navegar pelo labirinto subaquático de cavernas claustrofóbicas e túneis sinistros em busca de uma saída do inferno aquático.

Recife Assombrado | Brasil | Terror

A busca de Hermano por seu irmão desaparecido na capital pernambucana, uma cidade assombrada por seres de lendas populares e assustadoras.

Bixa Travesty | Brasil | Documentário

O corpo político de Linn da Quebrada, cantora transexual negra, é a força motriz desse documentário que captura a sua esfera pública e privada, ambas marcadas não só por sua presença de palco inusitada, mas também por sua incessante luta pela desconstrução de estereótipos de gênero, classe e raça.

Fogo contra Fogo | África do Sul | Drama

Baseado na história real de Solomon Kalushi Mahlangu, um jovem vendedor ambulante que, atraído pelo movimento de libertação, luta contra o opressivo governo do apartheid sul-africano na cidade de Pretória em 1976. Quando ele e seus companheiros são abordados pela polícia durante uma missão, Solomon sofre duas acusações de homicídio e passa a ter que provar sua inocência e lutar por sua vida.

Mais que Vencedores | EUA | Drama

John Harrison (Alex Kendrick) é um treinador de time de basquete de ensino médio que tem seus sonhos arruinados quando a maior fábrica da cidade é fechada, fazendo com que centenas de famílias precisem se mudar. Relutante em mudar de esporte, ele se vê obrigado a treinar corredores, o que acaba lhe juntando com uma inusitada atleta para ganhar a maior corrida do ano.

O Reino Gelado: A Terra dos Espelhos | Rússia | Animação

O rei correu o risco de perder sua família devido as ações malignas da Rainha da Neve. Quando ele encontra uma forma de acabar com a magia do mundo, todas as criaturas com poderes mágicos são banidas para a “Terra dos Espelhos”. Somente uma pessoa pode manter os seres mágicos no nosso mundo e impedir que eles fiquem presos.

PJ Harvey: Um Cão Chamado Dinheiro | Reino Unido | Documentário

Enquanto trabalha para desenvolver seu mais novo álbum, a cantora e compositora PJ Harvey passa por epifanias criativas e busca por novas inspirações. Documentada de perto, ela trilha uma jornada intimista ao redor do mundo para reunir todas as influências possíveis em sua próxima criação.

UMA – Luz dos Himalaias | Brasil, Índia | Documentário

Documentário retrata a fé que movimenta milhares de visitantes de diferentes partes do mundo todos os anos à Índia. Elas vão ao encontro do Rio Ganges. Segundo à tradição, o lugar proporciona autoconhecimento e cura de traumas do passado, na medida em que ele simboliza a sabedoria ancestral indiana, encarnando uma fonte de conhecimento para aqueles que têm dúvidas sobre seus caminhos.