Jane Fonda faz História ao agradecer prêmio pela carreira enquanto é presa nos EUA

A mais recente prisão da atriz Jane Fonda, na sexta-feira passada (25/10) por protestos contra as mudanças climáticas em Washington, foi exibida num contexto completamente inusitado em Hollywood, durante a cerimônia de […]

A mais recente prisão da atriz Jane Fonda, na sexta-feira passada (25/10) por protestos contra as mudanças climáticas em Washington, foi exibida num contexto completamente inusitado em Hollywood, durante a cerimônia de premiação do Britannia Award, evento da BAFTA (Academia Britânica de Artes e Ciências Cinematográficas e Televisivas, na sigla em inglês) realizado anualmente em Los Angeles, nos Estados Unidos, e transmitido ao vivo pela rede BBC.

Homenageada com um prêmio pela carreira, o prestigioso Stanley Kubrick Britannia Award por Excelência no Cinema, ela explicou num vídeo pré-gravado que não poderia estar presente para agradecer pessoalmente durante a cerimônia, mostrando sua situação. O vídeo combina um discurso previamente gravado e cenas da atriz de 81 anos com as mãos algemadas, no momento em que é presa pela polícia americana.

“Estou recebendo o Stanley Kubrick Britannia Award e tão honrada que nem consigo acreditar. Eu estou muito agradecida. É emocionante. Sinto muito por não estar aí, mas como vocês já devem ter ouvido, eu fui presa”, disse ela no vídeo, apresentado na tela do evento. No discurso, ela explica seu engajamento atual e por que ela se mudou para a capital dos Estados Unidos para se dedicar a chamar atenção contra as mudanças climáticas. “Eu tenho tentado aumentar o senso de urgência. Esta é uma crise, não apenas aqui, mas em todo o mundo.”

Após terminar o discurso, o vídeo mostra a atriz sendo arrastada pela política, enquanto grita “Obrigado, BAFTA, obrigada pelo Stanley Kubrick Britannia Award por Excelência no Cinema”. Veja abaixo.

O público reagiu de forma instantânea com aplausos e gritos. Muitos já consideram o agradecimento algemado como o mais inesquecível da História dos prêmios em Hollywood.

Além de Fonda, os outros homenageados da cerimônia foram o produtor Norman Lear com o Britannia Award por Excelência na Televisão, a atriz Phoebe Waller-Bridge como Artista Britânica do ano, o cineasta Jordan Peele com o John Schlesinger Britannia Award de Excelência em Direção, o ator Steve Coogan com o Charlie Chaplin Britannia Award de Excelência em Comédia, e o astro chinês Jackie Chan com o Prêmio Albert R. Broccoli Britannia Award de Contribuição Mundial ao Entretenimento.