Jane Fonda é presa por participar de protesto contra o governo americano

A atriz Jane Fonda foi presa na tarde desta sexta (11/10) durante um protesto na frente do Capitólio, prédio do governo americano em Washington, capital federal dos EUA. Ela estava protestando com […]

A atriz Jane Fonda foi presa na tarde desta sexta (11/10) durante um protesto na frente do Capitólio, prédio do governo americano em Washington, capital federal dos EUA.

Ela estava protestando com outras pessoas do grupo Oil Change International, exigindo mudanças nas políticas norte-americanas de preservação do meio-ambiente.

Vídeo postado no Twitter pelo jornalista Mike Valerio, da emissora local WUSA9, flagrou a atriz sendo retirada do local algemada, escoltada por policiais. Veja abaixo.

A porta-voz do Capitólio disse que os participantes do protesto de hoje foram detidos “sob acusações de aglomeração, obstrução e importunação”.

Ontem, em seu site oficial, a atriz prometeu protestar todas as semanas no Capitólio até que o governo mude sua atitude em relação ao meio-ambiente. “Eu estarei no Capitólio todas as sextas-feiras, faça chuva ou faça sol”, escreveu.

Fonda, que completa 82 anos em dezembro, ainda se disse “inspirada e encorajada pelo incrível movimento [contra o aquecimento global e as mudanças climáticas] criado pela nossa juventude”.

Duas vezes vencedora do Oscar, a atriz que atualmente estrela a série “Grace and Frankie” na Netflix, retoma assim seu perfil de ativista, que ela não manifestava desde sua própria juventude. Em novembro, vai fazer 49 anos que ela foi presa pela primeira vez por motivos políticos, após participar de protestos contra a Guerra do Vietnã.

Ela foi detida no aeroporto de Cleveland, ao voltar de uma manifestação, sob a acusação de tráfico de drogas, mas testes nas pílulas encontradas em sua mala comprovaram que elas eram apenas vitaminas. Na época, Fonda disse que os policiais que a prenderam disseram estar agindo “sob ordens da Casa Branca de Richard Nixon”.

A foto de Fonda na cadeia, com o punho erguido, se tornou uma das imagens mais conhecidas e reproduzidas de sua trajetória pública.