Jada Pinkett Smith negocia voltar a viver Niobe em Matrix 4

Mais um nome do elenco original da trilogia “Matrix” pode se juntar a Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss no quarto filme da franquia. Segundo o site Deadline, Jada Pinkett Smith estaria negociando […]

Mais um nome do elenco original da trilogia “Matrix” pode se juntar a Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss no quarto filme da franquia. Segundo o site Deadline, Jada Pinkett Smith estaria negociando seu retorno ao papel de Niobe, uma das líderes da rebelião de Zion contra as máquinas.

Reeves e Moss retomarão seus papéis, respectivamente como Neo e Trinity, que supostamente morreram em “Matrix: Revolutions”. Mas Morpheus, que sobreviveu, não teve seu intérprete confirmado na continuação. Especula-se que Yahya Abdul-Mateen II (o vilão Arraia Negra em “Aquaman”) possa interpretar uma versão mais jovem do personagem de Laurence Fishburne na trilogia original.

Além dos citados, o ator Neil Patrick Harris (“How I Met Your Mother” e “Desventuras em Série”) também finaliza sua negociação para integrar o elenco.

A produção está atualmente em fase de revisão de roteiro. A história foi escrita por Aleksandar Hemon (roteirista de “Sense8”) e David Mitchell (autor do livro que virou “A Viagem”) em parceria com Lana Wachowski, que criou “Matrix” com a irmã Lilly, na época em que ambas eram “irmãos”. Desta vez, Lana é a única Wachowski envolvida no projeto. Ela também vai assinar a direção, completando uma separação da irmã que se iniciou na produção de “Sense8”.

A trama do filme original passava-se em um futuro no qual uma Inteligência Artificial tomou conta do mundo. A maioria das pessoas, no entanto, vive sem saber disso, habitando uma “simulação” virtual do planeta antes do apocalipse. Porém, alguns conseguem se libertar e o hacker Neo (Reeves) é escolhido para se “desplugar” deste universo virtual e ajudar os rebeldes na luta contra os computadores e robôs que escravizaram a humanidade.

O filme de 1999 foi revolucionário por suas metáforas, que combinavam metafísica e sci-fi, mas também por suas cenas de ação, que introduziram o wire fu (o kung fu voador) e o feito “time bullet” (câmera lenta do ponto de vista de uma bala) no cinema ocidental. Fez tanto sucesso que ganhou duas continuações, que entretanto não tiveram a mesma repercussão, chegando a decepcionar os fãs da franquia.

As filmagens do quarto longa devem começar nos primeiros meses de 2020, mas não há previsão para o lançamento nos cinemas.