Harry Styles explora sexualidade em novo clipe inusual

Harry Styles lançou o clipe de “Lights Up”, nova composição pop com melodia mais ousada que o costume para sua geração. A música tem forte vibe do pop de 1988-90, de George […]

Harry Styles lançou o clipe de “Lights Up”, nova composição pop com melodia mais ousada que o costume para sua geração. A música tem forte vibe do pop de 1988-90, de George Michael a Style Council, mas também influências setentistas, de Genesis e Steely Dan! Coisa séria, que contrasta com uma produção visual que não parece levar a ideia de gravar um clipe muito a sério. As línguas de fora, olhares perdidos, poses esquisitas e cumplicidade com o operador de câmera têm clima de vídeo de bastidores. Em outras palavras, o clipe parece um making of de um produto não apresentado. Inusual como a música.

Parte do vídeo traz a encenação de uma festa, em que o cantor aparece sem camisa, contracenando com figurantes que sensualizam mais que ele. A sequência se alterna em três situações, com Styles cercado de mulheres, cercado de homens e com todos se esfregando juntos ao mesmo tempo. As imagens fazem clara referência à bissexualidade. Ou a uma crise de identidade sexual. O refrão escancara a pergunta: “Você sabe quem você é?”, repetida várias vezes.

Neste sentido, a escolha da data de lançamento pode não ter sido casual. 11 de outubro é o National Coming Out Day (Dia Nacional de Sair do Armário, em tradução livre), data LGBTQ+ dos EUA, comemorada para ressaltar a importância das pessoas assumirem suas verdadeiras identidades sexuais.

Outra sequência do vídeo traz o cantor na estrada, andando na garupa de uma motocicleta, de camisa aberta, braços estendidos e sem capacete. No final do vídeo, ele é parado pela polícia mexicana pela contravenção.

“Lights Up” é a primeira música nova de Harry Styles desde o lançamento de seu primeiro disco solo em 2017. Ainda não há previsão para o lançamento de seu segundo álbum.