Empresa francesa compra a produtora de Black Mirror, Peaky Blinders, Big Brother e MasterChef

A produtora francesa Banijay Group anunciou neste sábado (26/10) ter fechado contrato para adquirir o grupo holandês de mídia Endemol Shine Group, responsável pela produção de várias séries premiadas, como as britânicas […]

A produtora francesa Banijay Group anunciou neste sábado (26/10) ter fechado contrato para adquirir o grupo holandês de mídia Endemol Shine Group, responsável pela produção de várias séries premiadas, como as britânicas “Black Mirror” e “Peaky Blinders”, e realities de sucesso mundial, como “Big Brother” e “MasterChef”.

A Endemol tinha entrado no portfólio da Disney, entre os ativos adquiridos na compra da Fox, mas o estúdio preferiu vender a produtora, porque metade de seu controle estava nas mãos de terceiros – o fundo de investimentos Apollo Global Management, Inc – , além de trazer consigo dívidas milionárias. A Banijay adquiriu as partes de ambos, mas não detalha o valor da negociação. Entretanto, o site Deadline estima o total em U$ 2,2 bilhões, valor que somaria aos débitos da produtora.

A compra pode resultar na formação de um novo gigante da produção audiovisual.

O negócio agora segue “os trâmites frequentes de conclusão, incluindo as autorizações de órgãos reguladores e a consulta com os órgãos que representam funcionários”, de acordo com comunicado da Banijay.

Ao final da aprovação, o grupo francês possuirá cerca de 200 companhias de produção, em 23 diferentes países, além de direitos de quase 100 mil horas de conteúdo. Isso também inclui cerca de 4,3 mil formatos registrados pela companhia holandesa, incluindo as atrações citadas.

O detalhe é que a Banijay já possuiu 80 empresas de produção, por meio das quais realiza realities populares como “Survivor” e “Temptation Island”.

Com a soma dos programas da Endemol, a Banijay se tornará a maior produtora independente de conteúdo do mundo.