Rambo: Até o Fim é a maior estreia de cinema da semana

Os cinemas recebem 12 estreias nesta quinta (18/9). A obra com maior distribuição é “Rambo: Até o Fim”, que traz Sylvester Stallone de volta ao personagem dos anos 1980, mas como uma […]

Os cinemas recebem 12 estreias nesta quinta (18/9). A obra com maior distribuição é “Rambo: Até o Fim”, que traz Sylvester Stallone de volta ao personagem dos anos 1980, mas como uma antítese do primeiro filme. Manifestação física (e ultraviolenta) da visão de Donald Trump sobre a fronteira mexicana, o lançamento pode decepcionar quem esperar algo diferente de mais carnificina que o terror da semana.

O terror da semana é “Midsommar”, segundo longa de Ari Hester, diretor de “Hereditário”. Mais chocante que sangrento, começa lento, com um grupo de turistas americanos que viaja para uma pequena comunidade sueca durante festividades locais de verão. A princípio encantados com o clima idílico, os visitantes não demoram a mudar de ideia sobre o passeio, mas, como é praxe em histórias de terror, a esta altura já é tarde demais.

No circuito limitado, o destaque é “A Música da Minha Vida”, um dos filmes mais fofos do ano, sobre um adolescente de família tradicional paquistanesa que descobre, na Inglaterra de 1987, o rock de Bruce Springsteen e finalmente se sente compreendido, encontrando sentido e direção para sua vida. Belíssima homenagem à música de Springsteen da diretora Gurinder Chadha, que já tem uma comédia cultuada em sua filmografia, “Driblando o Destino” (Bend It Like Beckham, 2002).

A programação também inclui um novo desenho de Asterix, com história inédita nos quadrinhos e animação computadorizada, e mais duas curiosidades. O suspense brasileiro “Os Jovens Baumann”, por exemplo, chama atenção por usar a técnica das gravações encontradas, típica dos terrores inspirados pela “Bruxa de Blair”, para recriar imagens dos anos 1990 e dar ar de documentário a uma trama de mistério. Igualmente inusitado, o francês “Branca como a Neve”, de Anne Fontaine (“Coco Antes de Chanel”), transforma a fábula dos irmãos Grimm num drama contemporâneo, quente e feminista, com Isabelle Huppert (“Elle”) no papel da madrasta.

Confira abaixo a lista completa das estreias da semana com suas sinopses e trailers.

Rambo: Até o Fim | EUA | Ação

O tempo passou para Rambo (Sylvester Stallone), agora ele vive recluso e trabalha em um rancho que fica na fronteira entre os Estados Unidos e o México. Sua vida antiga marcada por lutas violentas, mas quase sempre vitoriosas, ficou no passado. No entanto, quando uma jovem amiga da família é sequestrada, Rambo não consegue controlar seu ímpeto por justiça e resolve enfrentar um dos mais perigosos cartéis do México.

Midsommar – O Mal Não Espera a Noite | EUA | Terror

Após vivenciar uma tragédia pessoal, Dani (Florence Pugh) vai com o namorado Christian (Jack Reynor) e um grupo de amigos até a Suécia para participar de um festival local de verão. Mas, em vez das férias tranquilas com a qual todos sonhavam, o grupo vai se deparar com rituais bizarros de uma adoração pagã.

A Música da Minha Vida | Reino Unido | Musical

Astérix e Obelix embarcam em uma jornada inédita. Dessa vez eles precisam ajudar o velho druida Panoramix a encontrar um novo guardião para a poção mágica de Gália. Durante a viagem pela região, eles devem impedir que a receita mágica caia nas mãos erradas, dando início a uma inesperada aventura.

Asterix e o Segredo da Poção Mágica | França | Animação

Astérix e Obelix embarcam em uma jornada inédita. Dessa vez eles precisam ajudar o velho druida Panoramix a encontrar um novo guardião para a poção mágica de Gália. Durante a viagem pela região, eles devem impedir que a receita mágica caia nas mãos erradas, dando início a uma inesperada aventura.

Os Jovens Baumann | Brasil | Suspense

Em 1992, em um encontro de família nas férias de verão, toda a geração mais jovem de herdeiros da família Baumann desaparece misteriosamente. Através de fotos da viagem e registros em vídeo recém descobertos, reconstrói-se os últimos dias desses jovens, em uma tentativa de entender o mistério a tantos anos sem solução.

Depois do Casamento | EUA | Drama

A gerente de um orfanato em Calcutá, na Índia, luta para manter o estabelecimento funcionando. Desesperada por dinheiro, ela acredita ter encontrado a benfeitora perfeita (Julianne Moore), dona de empresa multimilionária. Porém, para receber o dinheiro, ela precisa viajar até Nova York e conhecer a mulher por trás da riqueza, em meio a uma pomposa celebração matrimonial. Chegando ao local, a gerente não consegue disfarçar os segredos que a unem ao marido da empresária.

Branca como a Neve | França | Comédia

Claire (Lou de Laâge) é uma bela jovem mulher que trabalha no hotel do seu falecido pai, agora administrado por sua madrasta Maud (Isabelle Huppert). Quando seu namorado mais novo se apaixona por Claire, Maud é tomada por ciúmes e decide se livrar da enteada. Assim, a garota vai parar em uma fazenda, onde ela conhece sete “príncipes” que a ajudam a se libertar de sua criação restrita.

Dafne | Itália | Comédia

Dafne (Carolina Raspanti) é uma determinada e talentosa jovem com Síndrome de Down que, logo após a morte de sua mãe, precisa aprender a se conciliar com o seu pai, com quem nunca teve uma convivência exemplar. Percebendo que só possuem um ao outro, eles precisam aprender a compreender suas próprias diferenças.

Meu Mundial – Para Vencer Não Basta Jogar | Uruguai | Drama

Tito (Facundo Campelo) é um garoto talentoso, que sonha em se tornar um grande jogador de futebol. Aos 13 anos, ele chama a atenção de um importante olheiro e consegue fechar um contrato milionário com um time. Do dia para a noite, Tito tira a sua família da pobreza e começa a assumir as responsabilidades do mundo adulto, mas é só quando as coisas começam a dar errado que o garoto voltará a encontrar no esporte algo além de um compromisso profissional.

Torre das Donzelas | Brasil | Documentário

Há desejos que nem a prisão e nem a tortura inibem: liberdade e justiça. Há razões que nos mantêm íntegros mesmo em situações extremas de dor e humilhação: a amizade e a solidariedade. O filme traz relatos inéditos da ex-presidente Dilma Rousseff e de suas ex-companheiras de cela do Presídio Tiradentes em São Paulo. “Torre das Donzelas” é um exercício coletivo de memória feito por mulheres que acreditam que resistir ainda é um único modo de se manter livre.

Longe da Árvore | EUA | Documentário

Por mais que pareçam ser unidos e organizados, os integrantes da família Allnutt são completamente diferentes entre si. Enquanto os pais acreditam ser falhos em realizar um regime disciplinar prático e correto, os filhos sentem-se incompreendidos o tempo todo e lutam para que consigam ser ouvidos da maneira que julgam certa.

Uruguai na Vanguarda | Brasil | Documentário

Documentário que retrata os movimentos sociais feitos pela população uruguaia sob governo do presidente José Mujica. A partir dessas manifestações, houve a conquista da legalização do casamento de pessoas de mesmo sexo, da cannabis, do aborto e da cota racial. Professores, ativistas, artistas, estudantes e políticos fizeram parte da formação desse grupo que lutou em prol de justiça na sociedade sul-americana do Uruguai.