Final alternativo de Homem de Ferro citava X-Men, Hulk e Homem-Aranha

A Marvel revelou uma cena pós-crédito alternativa do filme “Homem de Ferro” (2008), que fazia referência a super-heróis da editora que já tinham aparecido em filmes de outros estúdios. A cena, que não foi utilizada no filme, foi compartilhada pelo chefão do MCU, Kevin Feige, durante uma premiação.

Na cena alternativa, Nick Fury (Samuel L. Jackson) aparece diante de Tony Stark (Robert Downey Jr.) para falar sobre a iniciativa Vingadores, mencionando a existência de outros heróis.

“Se acidentes com raio gama, picadas de insetos radioativos e diversos mutantes não fossem suficientes, eu tenho de lidar com um menino mimado que não sabe brincar com os outros e quer manter todos os seus brinquedos para si próprio”, diz Fury.

Embora não cite o nome dos personagens, as referências são claras ao Hulk (acidente com raio gama), ao Homem-Aranha (picada de inseto) e aos X-Men (mutantes).

À época do lançamento do filme, os direitos dos X-Men e do Homem-Aranha estavam com a Fox e a Sony, respectivamente. Por conta disso, a Marvel decidiu não utilizar a cena.

Três meses depois, a Marvel lançou “O Incrível Hulk”. Em 2016 foi a vez de o Homem-Aranha ser integrado ao MCU (Universo Cinematográfico da Marvel, na sigla em inglês). E agora, após a Disney comprar a Fox, os X-Men também serão introduzidos nos filmes do estúdio.