Sylverster Stallone foi com Rambo até o fim. Um fim melancólico nas bilheterias deste fim de semana na América do Norte. O longa distribuído pela Lionsgate teve o menor público entre as estreias amplas da semana, faturando apenas US$ 19M, que lhe rendeu o 3º lugar no ranking.
Ficou atrás da sci-fi “Ad Astra”, estrelada por Brad Pitt, e levou uma surra de “Downton Abbey”.
O filme baseado na série dramática britânica estreou em 1º lugar com US$ 31M nos Estados Unidos e Canadá. E liderou também as bilheterias do Reino Unido, somando US$ 61,8M em todo o mundo. O resultado foi o melhor desempenho da história do estúdio Focus, divisão da Universal especializada em produções de baixo orçamento e nos chamados filmes de arte.
Na prática, os resultados deste fim de semana sinalizam que a grosseria brutal de Rambo pertence definitivamente ao passado. Não foi páreo para um drama sobre aristocratas refinados. O que deve motivar muita reflexão em Hollywood.
Outro aspecto a ser considerado no sucesso de “Downton Abbey” é a iniciativa de produzir uma continuação de série de TV para o público de cinema. Embora seja um caminho óbvio no Brasil, é uma opção rara em Hollywood, que popularizou reboots e remakes, em vez de revivals para o cinema. Filmes derivados diretamente de séries costumam virar especiais de TV ou, mais recentemente, lançamentos de streaming, como o anunciado “El Camino”, spin-off de “Breaking Bad”. A bilheteria da produção britânica pode alterar essa estratégia.
Nem a Universal devia acreditar no potencial da produção, já que deixou o lançamento fora de vários mercados internacionais importantes. A estreia no Brasil está marcada somente para daqui a dois meses, em 21 de novembro.
“Ad Astra” ocupou o 2ª lugar com US$ 19,2M, mas rendeu mais no exterior, atingindo US$ 45,2M mundiais. O desempenho surpreendeu as expectativas de analistas, que projetaram uma derrota clamorosa para “Rambo”. Mas as críticas positivas encheram os cinemas. Assim como “Downton Abbey”, a sci-fi espacial foi muito elogiada na imprensa, atingindo 83% de aprovação na média do site Rotten Tomatoes.
A estreia no Brasil acontece já nesta quinta (26/9).
Já “Rambo: Até o Fim” fracassou em tudo. Sua bilheteria sequer conseguiu superar a de “Rambo II”, lançado há 34 anos – e isso sem reajuste pela inflação. Para demonstrar a preocupação do estúdio, os valores do exterior não estão sendo liberados. Diante disso, a consultoria Comscore avalia que o filme fez apenas US$ 9,2M nos 33 mercados externos em que foi lançado, valor que contabilizaria inclusive o Brasil. A produção custou US$ 50 milhões, fora P&A (despesas de cópias e publicidade, que costumam aumentar o orçamento em mais 30%).
A pá de cal ficou por conta das críticas extremamente negativas. A avaliação não para de cair desde o começo do fim de semana. Está atualmente em 28% de aprovação geral no Rotten Tomatoes, desabando para 9% entre a crítica “top” – categoria dedicada à grande imprensa dos Estados Unidos.
Com os três lançamentos ocupando o topo do ranking, o campeão das duas últimas semanas, “It: Capítulo Dois”, desceu para o 4º lugar. A comédia “As Golpistas”, estrelada por Jennifer Lopez, completa o Top 5.
Confira abaixo os rendimentos dos 10 filmes mais vistos no fim de semana nos Estados Unidos e no Canadá, e clique em seus títulos para ler mais sobre cada produção.
BILHETERIAS: TOP 10 América do Norte
1. Downton Abbey
Fim de semana: US$ 31M
Total EUA e Canadá: US$ 31M
Total Mundo: US$ 61,8M
2. Ad Astra
Fim de semana: US$ 19,2M
Total EUA e Canadá: US$ 19,2M
Total Mundo: US$ 45,2M
3. Rambo: Até o Fim
Fim de semana: US$ 19M
Total EUA e Canadá: US$ 19M
Total Mundo: US$ 28,3M
4. It: Capítulo Dois
Fim de semana: US$ 17,2M
Total EUA e Canadá: US$ 179,1M
Total Mundo: US$ 358,8M
5. As Golpistas
Fim de semana: US$ 17M
Total EUA e Canadá: US$ 62,5M
Total Mundo: US$ 72,3M
6. O Rei Leão
Fim de semana: US$ 2,5M
Total EUA e Canadá: US$ 537,5M
Total Mundo: US$ 1,6B
7. Bons Meninos
Fim de semana: US$ 2,5M
Total EUA e Canadá: US$ 77,3M
Total Mundo: US$ 98,7M
8. Invasão ao Serviço Secreto
Fim de semana: US$ 2,4M
Total EUA e Canadá: US$ 64,6M
Total Mundo: US$ 118,2M
9. Mais que Vencedores
Fim de semana: US$ 1,5M
Total EUA e Canadá: US$ 31,5M
Total Mundo: US$ 31,5M
10. Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw
Fim de semana: US$ 1,4M
Total EUA e Canadá: US$ 170,6M
Total Mundo: US$ US$ 750,1M