YouTube cancela Wayne, Step Up: High Water e desiste de novas séries

O YouTube assumiu de vez sua derrota na guerra dos streamings. A plataforma YouTube Premium anunciou o cancelamento das séries “Step Up: High Water” e “Wayne”, além de ter desistido dos pilotos […]

O YouTube assumiu de vez sua derrota na guerra dos streamings. A plataforma YouTube Premium anunciou o cancelamento das séries “Step Up: High Water” e “Wayne”, além de ter desistido dos pilotos de “Dark Cargo” e “It’s a Man’s World”, aprovados para virar novas atrações.

O caso de “Wayne” chama atenção porque a série se tornou um dos maiores sucessos do YouTube, tanto em visualizações quanto em críticas positivas. Criada por Rhett Reese e Paul Wernick, os roteiristas de “Deadpool” e “Zumbilândia”, a produção tem 100% de aprovação no Rotten Tomatoes e vai tentar encontrar um novo lar em outro serviço de streaming ou canal pago.

Os cancelamentos se juntam aos cortes de “Ryan Hansen Solves Crimes on Television”, “Champaign ILL”, “Sideswiped”, “Do You Want to See a Dead Body?”, “Origin” e “Overthinking with Kat & June”, além das desistências de vários projetos em fase avançada de desenvolvimento. Um deles, “On Becoming a God in Central Florida”, foi resgatado pelo canal pago Showtime e vai estrear em 25 de agosto na TV americana.

Além de encerrar séries e dispensar pilotos, o YouTube também parou de encomendar novos projetos nos últimos meses.

Estas ações recentes da plataforma decorrem de sua desistência de competir em produção de conteúdo com a Netflix e os grandes estúdios de Hollywood. Em vez disso, o YouTube estaria planejando reforçar seu projeto original, explorando aquilo que sempre fez: exibir vídeos com anúncios. Em vez de séries, priorizar aquilo que seus usuários já buscam: shows, humor e vídeos sem roteiro. E apostar em outro filão, como transmissões de streaming ao vivo – algo que o Facebook já começou a fazer com eventos esportivos. Tudo exibido de graça e com anúncios, ao contrário do projeto Premium que vinha desenvolvendo.

Novos cancelamentos devem ser anunciados em breve.

Por enquanto, as únicas séries remanescentes na plataforma são “Kobra Cai”, continuação de “Karatê Kid”, renovada para a 3ª temporada, “Impulse”, que produziu a 2ª temporada antes do anúncio da mudança de foco do YouTube, e a comédia “Liza On Demand”, que já reflete a nova fase, estrelada pela YouTuber Liza Koshy.