Yesterday e Bacurau são as maiores e melhores estreias da semana

Os cinemas recebem sete estreias nesta quinta (29/8), incluindo dois lançamentos importantes, que, num caso de rara felicidade cinéfila, também tem a distribuição mais ampla da semana. “Yesterday” não é apenas “bom”. […]

Divulgação/Universal Pictures

Os cinemas recebem sete estreias nesta quinta (29/8), incluindo dois lançamentos importantes, que, num caso de rara felicidade cinéfila, também tem a distribuição mais ampla da semana.

“Yesterday” não é apenas “bom”. É um dos melhores filmes do ano e já entrou para a relação dos cults do século 21. A trama é uma grande homenagem aos Beatles, manifestada na trajetória de um músico amador que, após um apagão mundial, se dá conta de que só ele se lembra das canções do quarteto de Liverpool. Assim, ao cantar as músicas esquecidas, torna-se o artista mais popular de todos os tempos.

Essa premissa de realidade alternativa foi roteirizada pelo rei das comédias românticas britânicas, Richard Curtis (de “Quatro Casamentos e um Funeral”, “Um Lugar Chamado Notting Hill” e “Simplesmente Amor”), é estrelada por Himesh Patel (da série “Damned”) em seu primeiro papel no cinema e tem direção de Danny Boyle (de “Trainspotting” e “Quem Quer Ser um Milionário?”).

O outro destaque é um dos filmes brasileiros mais premiados do ano. Vencedor do Prêmio do Juri do Festival de Cannes, “Bacurau” oferece uma mistura de gêneros que envolve o espectador numa trama misteriosa/metáfora de resistência. Estrelado por Sonia Braga (“Aquarius”), Barbara Colen (idem), Karine Teles (“Benzinho”) e pelo alemão Udo Kier (do clássico “Suspiria”), entre outros, o suspense dos diretores Kleber Mendonça Filho (“Aquarius”) e Juliano Dornelles (“O Ateliê da Rua do Brum”) retrata o drama de um povoado isolado no nordeste que descobre que não consta mais no mapa. E se torna alvo de atentados.

A comédia sobre um mundo sem os Beatles ocupa 335 cinemas, enquanto a produção nacional premiada em Cannes está sendo lançada em 250 complexos.

Dentre os demais lançamentos, destaca-se ainda o terror “Verão de 84”. O clima lembra “Stranger Things”, numa homenagem aos filmes sinistros com crianças dos anos 1980. Na trama, depois de suspeitar que seu vizinho policial é um serial killer, um grupo de amigos adolescentes passa o verão espionando-o e coletando evidências, mas à medida que tentam descobrir a verdade, a situação se torna cada vez mais perigosa.

O filme tem direção da trupe canadense RKSS (Roadkill Superstar), formada por François Simard e os irmãos Yoann-Karl e Ainouk Whissell, que assinaram o cult “Turbo Kid”, um “Mad Max de bicicletas” lançado em 2015, após diversos curtas focados no universo nerd.

A lista tem ainda o filme que deu o empurrão que faltava para a EuropaCorp quebrar, “Anna – O Perigo Tem Nome”, dirigido pelo Luc Besson, e mais três comédias, duas delas brasileiras.

Confira abaixo a lista completa dos títulos que chegam aos cinemas, com suas sinopses e trailers.

Yesterday | Reino Unido | Comédia

Após sofrer um acidente, um cantor-compositor (Himesh Patel) acorda numa estranha realidade, onde ele é a única pessoa que lembra dos Beatles. Passando a cantar as músicas de seus ídolos como se fossem suas, o protagonista faz um sucesso gigante, mas a fama tem seu preço.

Bacurau | Brasil | Suspense

Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa (Bárbara Colen), Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomas Aquino), Plínio (Wilson Rabelo), Lunga (Silvero Pereira) e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.

Verão de 84 | EUA | Terror

Quando chega o período de férias, Davey (Graham Verchere) e os amigos pré-adolescentes do bairro começam a suspeitar que as crianças estão desaparecendo no local. Um dia, ele tem a impressão de ver um garoto sumir dentro da casa de Mackey (Rich Sommer), um policial conhecido e estimado pelos habitantes. Os quatro amigos passam a reunir provas de que estão morando perto de um assassino em série, embora os adultos não acreditem nestas teorias mirabolantes. Quanto mais eles investigam a vida do vizinho misterioso, mais se expõem a um possível perigo mortal.

Anna – O Perigo Tem Nome | França | Ação

Oficialmente, Anna Poliatova (Sasha Luss) é uma modelo famosa e muito requisitada pelas marcas de luxo ao redor do mundo, mas o maior segredo que esconde é que ela é uma das assassinas mais perigosas e bem treinadas da KGB. No entanto, Anna fará de tudo para se sentir liberta da repressão do governo russo.

Minha Lua de Mel Polonesa | França | Comédia

Anna (Judith Chemla) e Adam (Arthur Igual) são dois franceses de origem judaica que têm um bebê recém-nascido. Quando o avô de Adam os convida para uma celebração no vilarejo onde mora, no interior da Polônia, cada um vê a oportunidade de viajar de uma maneira diferente. Enquanto ele não se empolga muito com a ideia, embora esteja feliz por retomar a vida de casal, ela quer aproveitar para conhecer melhor as raízes de sua própria família. O que parecia uma simples viagem se transforma em uma jornada de autoconhecimento e aceitação.

O Amor Dá Trabalho | Brasil | Comédia

Malandro e aproveitador, Ancelmo (Leandro Hassum) morre e acaba ficando preso no limbo. Para garantir seu lugar no céu, ele precisa praticar uma boa ação e bancar o cupido, pois recebe a missão de unir um homem (Bruno Garcia) e uma mulher (Flávia Alessandra) com personalidades muito divergentes.

A Mulher do meu Marido | Brasil | Comédia

Depois de alguns anos de casamento com Pedro (Paulo Tiefenthaler), Joana (Luana Piovani) descobre que está sendo traída. Mesmo triste, ela percebe que o caso extraconjugal faz bem ao marido, que se mostra mais atencioso com a família, então finge não saber do relacionamento. Um dia, Joana conhece o argentino Martin (Francisco Andrade) e começa a ter um caso tórrido com ele. Mas a ciranda se complica quando ela percebe que a esposa de Martin é Pilar (Aylin Prandi), a amante de seu marido.