Os Vingadores se juntam à campanha mundial para defender a Amazônia

Astros dos Vingadores, Chris Hemsworth, intérprete de Thor, Chris Evans, o Capitão América, e Mark Ruffalo, o Hulk nos filmes do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel, em inglês), juntaram-se às celebridades internacionais […]

Divulgação/Marvel

Astros dos Vingadores, Chris Hemsworth, intérprete de Thor, Chris Evans, o Capitão América, e Mark Ruffalo, o Hulk nos filmes do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel, em inglês), juntaram-se às celebridades internacionais preocupadas com o incêndio da Amazônia, que só tem aumentado diante das reações (ou falta delas) do presidente Jair Bolsonaro à crise ambiental.

Ruffalo postou imagens atuais dos incêndios que assolam a Amazônia, afirmando que “não são naturais”, e citou explicitamente Jair Bolsonaro como culpado. “As queimadas fazem parte de uma crise política na qual os governos da região, mais notavelmente o de Jair Bolsonaro do Brasil, permitiram a destruição arbitrária de áreas anteriormente protegidas, incluindo terras de povos indígenas”.

Ele postou um “mapa do incêndio”, explicando que as queimadas são feitas “para desmatar florestas para terras agrícolas, principalmente para gado”, e postou um link para uma ONG, a Amazon Frontline, que está levantando fundos para apoiar o combate ao incêndio com apio de lideranças indígenas locais.

Já os dois Chris postaram um texto divulgando a campanha da Earth Alliance, organização fundada por Leonardo DiCaprio, e destacando o apoio financeiro prometido pelo colega à ONGs que estão envolvidas em iniciativas para combater os incêndios.

“Começando hoje, a Earth Alliance formou um Fundo da Floresta Amazônia, com um comprometimento de US$ 5 milhões para focar em recursos críticos para comunidades indígenas e outros parceiros locais que estão trabalhando para proteger a biodiversidade a Amazônia contra o crescimento de incêndios atualmente na região”, escreveram Hemsworth e Evans nas redes sociais.

DiCaprio doou a fortuna diretamente para as ONGs, o que evita que Bolsonaro recuse o dinheiro, como está ameaçando fazer com o G7. O próprio ator já trabalhou em combate a incêndios na Amazônia em 2017. Ele não fez propaganda do fato até os últimos dias, quando usou essa experiência para louvar a importância do trabalho dos combatentes do fogo e revelar que a maioria deles é membro das comunidades indígenas – as mesmas que o presidente do Brasil decidiu atacar nesta terça-feira (27/8), quando muitos esperavam planos para combater o incêndio, aparentemente inexistentes.

“Na Amazônia, eles freqüentemente trabalham com nada além de facões, sopradores de folhas e pequenos tanques de supressores de fogo”, escreveu DiCaprio em seu Instagram. Eu trabalhei com uma tropa deles no leste do Brasil em 2017. Foi um trabalho duro e às vezes sem esperança. Alguns deles eram homens de tribos Guajajara que dedicaram suas vidas a proteger o que restou de suas florestas ancestrais – a maioria já havia sido explorada e queimada. Alguns deles foram assassinados por tentarem proteger a região. Tem sido brutal e trágico e todos nós devemos nos curvar a eles pelo que eles fazem”.

Três dias antes, DiCaprio tinha publicado um texto altamente politizado sobre o incêndio, em que citava o aumento de 84% no desmatamento da Amazônia nos primeiros meses do governo de Bolsonaro e citava nominalmente o presidente do Brasil como principal responsável pela crise. “Cientistas e conservacionistas atribuem a aceleração do desmatamento ao presidente Jair Bolsonaro, que lançou um convite aberto a madeireiros e fazendeiros para limpar a terra depois de assumir o cargo em janeiro”, ele escreveu.

Ver essa foto no Instagram

The fires now raging across the Amazon are not natural. They are part of a political crisis in which the governments of the region, most notably that of Jair Bolsonaro of Brazil, has enabled the wanton destruction of formerly protected areas, including indigenous peoples' lands. In this fire map produced by @globalforests you can see the sheer breadth and magnitude of the crisis. These are fires that are being set to clear forests for agricultural land, mainly for cattle. The satellite image shows a current example of several of these fires. @AmazonFrontlines is raising funds to support local indigenous-led responses to these catastrophic fires, please consider supporting their efforts at the link in my bio ⬆️ #ActForTheAmazon #ActForAmazonia #StopBolsonaro Photo credit: Center for Global Discovery and Conservation Science / Planet Labs Inc

Uma publicação compartilhada por Mark Ruffalo (@markruffalo) em