O Escândalo: Teaser legendado reúne Margot Robbie, Nicole Kidman e Charlize Theron em “filme do #MeToo”

A Paris Filmes divulgou o teaser legendado de “O Escândalo” (Bombshell). Mas a prévia pode parecer muito abstrata para o público brasileiro que não conhece a história real em que a trama […]

Divulgação/Annapurna Pictures

A Paris Filmes divulgou o teaser legendado de “O Escândalo” (Bombshell). Mas a prévia pode parecer muito abstrata para o público brasileiro que não conhece a história real em que a trama se baseia, já que trás, basicamente, três loiras num elevador. A sensação de desconforto é clara, e a única pista acontece quando a porta se abre e o logo da Fox News aparece no andar em que duas delas descem.

“O Escândalo” é um “filme do #MeToo”, a história das das mulheres que enfrentaram a cultura tóxica de machismo do canal pago de notícias e denunciaram os abusos de seu fundador, Roger Ailes, para o mundo. Quando o escândalo real veio à tona, em 2016, com denúncias das mais famosas apresentadoras do canal, Gretchen Carlson e Megyn Kelly, Ailes foi forçado a pedir demissão. E em seguida uma enchente de acusações semelhantes vieram à tona, envolvendo outros profissionais da emissora. O âncora de maior prestígio do canal, Bill O’Reilly, foi demitido logo em seguida.

Tudo isso aconteceu, na verdade, um ano antes do surgimento do movimento #MeToo, criado pela onda de denúncias das vítimas de abusos do produtor Harvey Weinstein no final de 2017.

Uma versão dessa história já virou série, “The Loudest Voice”, com Russell Crowe no papel de Ailes.

O filme vai enfatizar o papel das mulheres, que são vividas pelas poderosas loiras Margot Robbie (“Eu, Tonya”), Nicole Kidman (“Lion”) e Charlize Theron (“Tully”). Elas abriram espaço em suas agendas lotadas para participarem da produção. Kidman e Theron interpretam justamente Gretchen Carlson e Megyn Kelly. Já Robbie tem o papel de uma produtora executiva do canal, personagem criada especificamente para o longa, com o objetivo de concentrar uma série de situações reais.

O tema é tão controvertido que o estúdio indie Annapurna Pictures desistiu de produzir o longa na véspera do começo das filmagens. Mas a Lionsgate imediatamente resgatou o projeto.

Ex-assistente de campanha dos presidentes americanos Richard Nixon, Ronald Reagan e George Bush, Roger Ailes fundou a Fox News em 1996, com o objetivo de oferecer conteúdo de forte tendência conservadora para o ambiente do jornalismo televisivo do país. O executivo morreu em 2017, aos 77 anos, com a carreira e seu canal abalados pelo escândalo.

O roteiro de “O Escândalo” é de Charles Randolph (“A Grande Aposta”) e a direção está a cargo de Jay Roach (“Trumbo – Lista Negra”).

A produção inclui mais loiras: Alice Eve (“Além da Escuridão: Star Trek”), Kate McKinnon (“Caça-Fantasmas”), Connie Britton (“9-1-1”), Allison Janney (“Eu, Tonya”), Brigette Lundy-Paine (“Atypical”) e Elisabeth Röhm (“The Oath”). Mas também há morenas no elenco majoritariamente feminino: Nazanin Boniadi (“Counterpart”), Madeline Zima (“Californication”), Ashley Greene (“Crepúsculo”) e Alanna Ubach (“Euphoria”). Já o papel de Ailes é interpretado por John Lithgow (“The Crown”).

A estreia está marcada para 20 de dezembro nos Estados Unidos e apenas 30 de janeiro no Brasil.