Netflix anuncia que 13 Reasons Why vai acabar na 4ª temporada

A Netflix emendou a divulgação do teaser da 3ª temporada de “13 Reasons Why” com o anúncio de que a série terá mais um ano de produção e será encerrada em 2020. […]

A Netflix emendou a divulgação do teaser da 3ª temporada de “13 Reasons Why” com o anúncio de que a série terá mais um ano de produção e será encerrada em 2020.

A produção da 4ª e última temporada já está em andamento. Ela vai mostrar a formatura do elenco principal no ensino médio.

A renovação e o cancelamento simultâneos são consequência do contrato assinado pelo elenco em agosto do ano passado, que incluía apenas a gravação de mais duas temporadas. Caso quisesse continuar a produzir a série, a Netflix teria que renegociar novamente com os atores.

A história original do livro “Os 13 Porquês”, em que “13 Reasons Why” é baseada, foi totalmente contada na 1ª temporada. Mas, como acabou se tornando um sucesso, devido à repercussão de cenas polêmicas, os roteiristas de TV tem buscado formas de estender a trama. A 3ª temporada, por exemplo, será um mistério de assassinato ao estilo de “Pretty Little Liars”.

A verdade é que a crítica já abandonou a série. Se a 1ª temporada obteve 79% de aprovação no Rotten Tomatoes, a 2ª desabou para 25%.

A decisão de finalizar a série também acompanha a tendência da Netflix de não cultivar produções longevas. As únicas exceções foram as primeiras séries que produziu, “House of Cards” e “Orange Is the New Black”. Conforme as séries duram mais, elas se tornam mais caras com renegociações de salários e direitos. Mas é uma decisão que desagrada as produtoras, que perdem os lucros que viriam com essas renegociações.