Japão escolhe animação para disputar o Oscar 2020 de Melhor Filme Internacional

O Japão fez uma escolha inusitada para disputar uma vaga às indicações do Oscar 2020 de Melhor Filme Internacional (categoria antigamente conhecida como Melhor Filme de Língua Estrangeira). O comitê responsável pela […]

O Japão fez uma escolha inusitada para disputar uma vaga às indicações do Oscar 2020 de Melhor Filme Internacional (categoria antigamente conhecida como Melhor Filme de Língua Estrangeira).

O comitê responsável pela seleção japonesa escolheu “Weathering With You”, de Makoto Shinkai, como representante do país na disputa, que geralmente inclui dramas premiados em festivais internacionais. Neste ano, por exemplo, o candidato japonês foi “Assunto de Família”, de Hirokazu Kore-eda, que venceu a Palma de Ouro do Festival de Cannes.

Makoto Shinkai é o diretor de “Seu Nome” (Your Name), que bateu recordes de bilheteria, tornando-se o desenho de maior sucesso da história do cinema do Japão em 2016.

Seu novo filme também lida com elementos sobrenaturais, ao acompanhar um garoto que, ao fugir para Tóquio, faz amizade com uma garota que parece poder manipular o clima. O tema das mudanças climáticas, numa metáfora da situação do mundo atual, ajudou o novo filme a repetir o sucesso do anterior no Japão, arrecadando mais de US$ 100 milhões nas bilheterias locais.

Ainda que pouco usual, não é a primeira vez que o Japão escolhe um longa animado para buscar uma vaga na categoria internacional do Oscar. Em 1998, o país foi representado pelo clássico “Princesa Mononoke”, do mestre Hayao Miyazaki, que quatro anos depois venceria o Oscar de Melhor Animação por “A Viagem de Chihiro”.

“Weathering With You” terá sua première norte-americana no Festival de Toronto, em 8 de setembro.

O filme não tem previsão de lançamento no Brasil.