Estreias: Simonal e circuito limitado salvam a semana de horrores americanos

A programação de cinema desta quinta (8/8) traz nada menos que 15 estreias, e três delas são simultâneas com os Estados Unidos. A mais ampla é um filme de cachorro, que simbolicamente […]

A programação de cinema desta quinta (8/8) traz nada menos que 15 estreias, e três delas são simultâneas com os Estados Unidos. A mais ampla é um filme de cachorro, que simbolicamente se tornou o primeiro título da Fox distribuído pela Disney no Brasil. “Meu Amigo Enzo” segue uma fórmula sentimental manipuladora capaz de deixar “Marley e Eu” parecendo uma comédia, embora o cachorro tenha a voz de Kevin Costner e ensine lições de vida. Críticos fãs de cachorros deram 55% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Os outros dois títulos americanos tiveram maior exposição de marketing, mas pouco tempo de repercussão crítica. O embargo às resenhas do terror “Histórias Assustadoras para Contar no Escuro” durou até esta quinta. Isso geralmente acontece quando o estúdio acha o filme assustador. De ruim. Mas não é o caso, já que abriu com 90% de aprovação, antes de descer para 81%. Apesar de todos os clichês, ainda é uma produção de Guilllermo Del Toro (“A Forma da Água”). O cineasta vencedor do Oscar também assina a história, mas a direção é do norueguês André Øvredal, e essa divisão de tarefas afetou um pouco a identidade da obra, que resultou mais genérica que o esperado. Já o embargo de “Rainhas do Crime” acabou na quarta, e isso deu tempo suficiente para a constatação do desastre: 18% de aprovação. É a pior nota já recebida por um filme (de cinema) estrelado pela atriz Melissa McCarthy. Ambos foram comparados a versões de sucessos recentes, respectivamente “It – A Coisa” e “As Viúvas”.

Assim, o brasileiro “Simonal”, cinebiografia do cantor Wilson Simonal, acaba sendo uma opção razoável entre os lançamentos do circuito (relativamente) amplo. Mesmo com simplicidade narrativa, venceu três prêmios no Festival de Gramado do ano passado e descreve muito bem a ambiguidade política brasileira, ao lembrar como a esquerda perseguiu o artista negro mais bem-sucedido do país.

As opções são melhores no circuito limitado, em que se destaca o suspense argentino “Vermelho Sol”. Passado nos anos 1970, a trama noir acompanha um advogado respeitado de cidade pequena, que é insultado e perseguido por um estranho, recém-chegado com desejo de vingança. O confronto leva a uma fatalidade, mas melhor que a investigação que se segue é a crítica ao espírito humano diante da corrupção. A imprensa americana considerou o longa, uma coprodução brasileira dirigida por Benjamín Naishtat (“Bem Perto de Buenos Aires”), nada menos que uma obra-prima com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Igualmente incensado, o drama israelense “Não Mexa com Ela” atingiu 97% com uma trama sob medida para os tempos de empoderamento feminino e movimento #MeToo, ao seguir uma funcionária em ascensão numa grande empresa que, enquanto busca equilibrar o trabalho intenso com as tarefas de mãe de família, sofre assédio do patrão. A autenticidade com que o drama se desenrola é uma verdadeira História Assustadora para Contar no Escuro do cinema.

A seção de temas polêmicos também inclui “Rafiki”, primeiro filme de temática LGBTQ+ realizado no Quênia, sobre duas garotas impedidas de assumir sua paixão por sua comunidade que não aceita a homossexualidade. Tem 94% no Rotten Tomatoes, mas a verdade é que a boa vontade em relação ao tema pesa muito nesta nota positiva.

Quem preferir uma opção mais singela, a dica é o indiano “Retrato do Amor”, que conta uma história típica de comédias românticas, em que desconhecidos fingem namoro para agradar parente doente e acabam se apaixonando. O curioso é que, mesmo com essa história de Sessão da Tarde, o diretor Ritesh Batra evita todos os clichês hollywoodianos. Ele já tinha se mostrado mestre no gênero com o premiado “Lunchbox” (2013) e este é mais um acerto. 79% no Rotten Tomatoes

Há outras opções fora dessa curadoria. Confira abaixo a lista completa das estreias da semana com suas sinopses e trailers.

Simonal | Brasil | Biografia Musical

Dono de voz marcante, carisma encantador e charme irresistível, Wilson Simonal (Fabrício Boliveira) nasceu para ser uma das maiores vozes de todos os tempos da música brasileira. No entanto, após anos de sucesso conquistado com muito trabalho, suas finanças descontroladas o levam a, num rompante de ignorância, tomar decisões que marcarão para sempre sua carreira.

Histórias Assustadoras para Contar no Escuro | EUA | Terror

A cidade de Mill Valley é assombrada há décadas pelos mistérios envolvendo o casarão da família Bellows. Em 1968, a jovem Sarah (Kathleen Pollard), uma garota problemática que mantinha um relacionamento ruim com os pais, foi ao porão para escrever um livro repleto de histórias macabras. Décadas mais tarde, um grupo de adolescentes descobre o livro e passa a investigar o passado de Sarah. No entanto, as histórias do livro começam a se tornar reais.

Rainhas do Crime | EUA | Drama Criminal

Nova York, janeiro de 1978. Kathy (Melissa McCarthy), Ruby (Tiffany Haddish) e Claire (Elisabeth Moss) são casadas com mafiosos irlandeses, que comandam os negócios em Hell’s Kitchen. Quando eles são presos pela polícia, o trio fica a mercê de Little Jackie, novo chefão local, que se recusa a lhes dar o dinheiro necessário para seu sustento. Com isso, Kathy, Ruby e Claire decidem unir forças para criar sua própria “família”, oferecendo apoio e proteção a pequenos comerciantes locais. Com o tempo, o poder das mulheres cresce ao ponto não só de incomodar Little Jackie, mas também chamar a atenção da máfia italiana.

Meu Amigo Enzo | EUA | Drama

Denny Swift (Milo Ventimiglia) é um piloto de corridas arrojado com um talento especial para dirigir sob chuva. Um dia, ao ir para o trabalho, encontra um filhote de cachorro que decide adotar. Ele ganha o nome de Enzo, em homenagem ao criador da Ferrari, e passa a acompanhá-lo em todos os lugares, ganhando um apreço especial pela adrenalina das corridas, seja ao assisti-las ao vivo ou pela televisão. Com o passar dos anos, a amizade entre Denny e Enzo sofre profundas mudanças quando o piloto conhece, e se apaixona, por Eve (Amanda Seyfried).

Vermelho Sol | Argentina, Brasil, França | Suspense

Claudio é um advogado de meia idade que vive uma vida calma e confortável com sua esposa em uma pequena cidade da Argentina da década de 1970. Quando um detetive particular aparece na sua cidade determinado em localizar um estranho com quem ele brigou meses atrás em um restaurante, seu mundo é virado de cabeça para baixo.

Não Mexa com Ela | Israel | Drama

Orna (Liron Ben Shlush) é mãe de três filhos pequenos e está passando por dificuldades financeiras, com o restaurante do seu marido quase sem dar lucro. Quando ela consegue um emprego de assistente em uma luxuosa imobiliária, parece que sua sorte vai mudar, mas conforme cresce dentro da empresa ela se torna alvo de assédio de seu chefe, Benny (Menashe Noy), que efetua desde comentários sobre sua roupa e cabelo até agressivas sugestões.

Retrato do Amor | Índia | Drama

Pressionado por sua família a se casar o mais rápido possível, um fotógrafo de Mumbai convence uma tímida estranha a fingir ser a sua noiva durante a visita da avó. Apesar da relutância, ela aceita a proposta e os dois desenvolvem um laço totalmente inesperado.

Rafiki | Quênia, França | Drama

Kena (Samantha Mugatsia) e Ziki (Sheila Munyiva) são grandes amigas e, embora suas famílias sejam rivais políticas, as duas continuaram juntas ao longo dos anos, apoiando uma a outra na batalha pela conquistas de seus sonhos. A relação de amizade transforma-se em um romance que passa a afetar a rotina da comunidade conservadora em que vivem. As jovens terão que escolher entre experienciar o amor que partilham ou se distanciar em função de uma vida segura.

Mulheres Armadas, Homens na Lata | França | Comédia

Sem trabalho ou diploma, Sandra, ex-Miss Pas-de-Calais, volta a morar com a mãe no sul da França, depois de 15 anos na Côte d’Azur. Contratada na fábrica de conservas local, ela rejeita constantemente o assédio sexual de seu chefe e acaba matando-o acidentalmente quando tenta se defender. A primeira reação de Sandra e suas amigas da empresa, que presenciam o crime, é chamar socorro. Quando elas descobrem uma mala cheia de dinheiro no armário do homem morto, o jogo muda e elas decidem ficar com a fortuna a qualquer preço.

Fourteen | EUA | Drama

Ao longo de uma década, uma jovem torna-se cada vez mais debilitada e disfuncional devido a uma doença mental impossível de ser diagnosticada com clareza. Enquanto as pessoas mais distantes desconfiam que o problema tenha outras raízes, seus amigos mais próximos e familiares procuram as melhores formas para ajudá-la sem danificar seu cotidiano.

Leste Oeste | Brasil | Drama

Ezequiel (Felipe Kannenberg) é um ex-piloto que vive há 15 anos longe de sua cidade natal. Depois de todo esse tempo, ele decide voltar para disputar sua última corrida. Lá, ele vai ter que enfrentar alguns personagens de seu passado, como seu antigo affair, Stela (Simone Iliescu), e também Ângelo (José Maschio), o patriarca da família. Ele também vai cruzar com Pedro (Bruno Silva), um jovem de 16 anos que sonha em pilotar.

Voando Alto | Alemanha | Animação

O pequeno Manou passou sua vida inteira acreditando que era uma gaivota, quando na realidade ele é filho de um casal de andorinhas. Enquanto tenta aprender a voar, ele percebe que nunca será capaz de alçar grandes voos e foge de casa. Mas quando os animais correm perigo de vida devido a uma nova ameaça, só ele será capaz de salvar o dia.

My Hero Academia – Dois Heróis | Japão | Animação

Deku e All Might são convidados para a principal exposição mundial de habilidades de Quirk e inovações tecnológicas de heróis: a I-Expo. Lá, Deku conhece Melissa, uma garota que é Quirkless assim como ele já foi. Tudo ia bem, quando o sistema de segurança do evento é hackeado por vilões e a sociedade ameaçada.

O Amigo do Rei | Brasil | Documentário

Misturando-se entre o documental e o ficcional, o maior crime ambiental da história do Brasil é explorado através de suas mais variadas perspectivas. Tratando do rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, Minas Gerais, o deputado federal Rey Naldo (Luciano Chirolli) mostra ao Congresso Nacional como a política e a mineração se relacionam de maneira íntima.

Alma Imoral | Brasil | Documentário

O documentário trata sobre transgressão, buscando entender o anseio do ser-humano em viver novos relacionamentos e se tornar outras pessoas a partir do próprio conceito de evolução, deixando de se apoiar apenas em contextos bíblicos e obrigações morais.