Criador de Neon Genesis Evangelion vai desenvolver reboot de Ultraman para o cinema

O cineasta Hideaki Anno, prestigiado criador do anime “Neon Genesis Evangelion”, vai produzir e escrever o novo filme de “Ultraman”. Com o título “Shin Ultraman”, a produção será dirigida por Shinji Higuchi, […]

O cineasta Hideaki Anno, prestigiado criador do anime “Neon Genesis Evangelion”, vai produzir e escrever o novo filme de “Ultraman”.

Com o título “Shin Ultraman”, a produção será dirigida por Shinji Higuchi, que co-dirigiu o filme “Shin Godzilla” com Anno em 2016.

Em japonês, Shin significa “novo”, palavra que assinala se tratar de um reboot. Isto é, novos rumos artísticos para um personagem tradicional.

Lançada em 1966, a atração original foi a segunda série a cores produzida pela TV japonesa e pioneira de um subgênero de Tokusatsu (séries com efeitos visuais) conhecido como “Kyodai Hero”, em que um herói era capaz de se tornar gigante para enfrentar monstros colossais. O efeito especial, no caso, era mostrar dois atores fantasiados que trocavam socos em cenários de miniaturas de cidades.

As brigas entre Ultraman e o kaiju da semana tornaram-se um fenômeno cultural, rendendo dezenas de sequências, derivados, cópias, seguidores e paródias. O herói que batia em monstros só foi chegar ao Brasil nos anos 1970, mas enjoou de tanto reprisar na Record, SBT, Band e até em canais que não existem mais, como Tupi e Manchete.

Anno vai iniciar a produção depois que finalizar o quarto filme de “Evangelion Rebuild”, previsto para 2020, que encerrará a transposição de sua série clássica para o cinema.

A previsão de estreia de “Shin Ultraman” é para 2021.